web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 3, 2020

Contrato assinado para construir a missão europeia de monitorização de dióxido de carbono


ESASpace in Member StatesPortugal

Com a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera da Terra a aproximar-se de níveis que os humanos jamais experienciaram, a necessidade de monitorizar as fontes de emissão é mais urgente do que nunca - portanto, a missão Copernicus de Monitorização de Dióxido de Carbono é uma das novas missões de satélite de alta prioridade da Europa. Dando um passo significativo adiante, a ESA e a OHB System AG assinaram hoje um contrato para construir os dois primeiros satélites que compõem a missão.

Com um contrato garantido no valor de € 445 milhões, a OHB levará o consórcio industrial a começar a construir os dois satélites.

Como contratante principal, a OHB é a responsável geral e está também a desenvolver as plataformas de satélite. Como principal subcontratante, a Thales Alenia Space fornecerá os instrumentos de medição, o espectrómetro de infravermelho próximo e infravermelho de ondas curtas que irão medir as emissões de dióxido de carbono.

É importante ressaltar que a missão será a primeira a medir a quantidade de dióxido de carbono libertada na atmosfera especificamente através da atividade humana.

Embora as medições no solo tenham possibilitado rastrear mudanças gerais no conteúdo de dióxido de carbono da atmosfera, não é possível fazer declarações confiáveis sobre emissões antropogénicas de países individuais ou mesmo de regiões e cidades. As medições espaciais também permitirão dados comparáveis a nível global.

Dados simulados mostram plumas de dióxido de carbono
Dados simulados mostram plumas de dióxido de carbono

O Diretor de Programas de Observação da Terra da ESA, Josef Aschbacher, disse: “Estamos entusiasmados por ter o contrato assinado, para que a empresa OHB possa avançar no desenvolvimento da missão. A mudança climática é claramente algo com o qual estamos todos muito preocupados, e a missão CO2M está destinada a ser uma mudança de jogo na monitorização de emissões, para que informações importantes estejam disponíveis para a formulação de políticas.”

O CEO do Grupo OHB, Marco Fuchs, enfatizou: “A tarefa de implementar a missão CO2M como contratante principal deixa-me muito orgulhoso. A questão de como a proporção de dióxido de carbono na atmosfera se desenvolverá nas próximas décadas também determinará o destino do clima global.”

O contrato para a missão CO2M é o primeiro a ser assinado após a aprovação do comité industrial da ESA para prosseguir com o desenvolvimento das seis novas missões Copernicus de alta prioridade no início deste mês.

Estas novas missões seguirão o conjunto de missões Sentinel que atualmente estão no coração do programa de monitorização ambiental Copernicus da UE. A componente espacial das missões Copernicus é cofinanciada pelos Estados-Membros da UE e da ESA.

Copernicus é o maior fornecedor de dados de observação da Terra no mundo - e enquanto a UE está no comando deste programa de monitorização ambiental, a ESA desenvolve, constrói e lança os satélites específicos. Também opera algumas das missões e garante a disponibilidade de dados de missões de terceiros.

 

Fonte:  https://www.esa.int/Space_in_Member_States/Portugal/Contrato_assinado_para_construir_a_missao_europeia_de_monitorizacao_de_dioxido_de_carbono



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001