web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 6, 2020

Mato Grosso: Queimadas deixam o ar mais poluído em Cuiabá


Da Reportagem

Em Cuiabá, as queimadas provocadas durante o período de seca influenciam para que a concentração de material particulado inalável seja acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa situação influencia negativamente no tempo da Capital e na saúde física da população. É o que mostra um estudo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que lançou a campanha "A atmosfera é de todos”.

O levantamento, feito em 2019, teve como objetivo verificar se as queimadas ocorridas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães poderiam afetar as concentrações do poluente em Cuiabá. Durante a noite, por conta da inversão térmica, foram encontradas concentrações de poluição chegando a 86,3 µg/m³ (microgramas por metro cúbico) com uma média diária de 70,1 µg/m³. Porém, o recomendado pela OMS é que não supere 50 µg/m³.

Também dos 27 dias amostrados, entre 8 de setembro e 2 de outubro, seis dias não atendiam às recomendações. Além disso, as altas concentrações também são causadas pelas queimadas que ocorrem na cidade. “No período noturno a concentração é maior por conta da inversão térmica, que é comum nos períodos secos e forma uma camada de ar frio próxima da superfície que impede a dispersão dos poluentes”, disse o autor do estudo e professor do Departamento de Geografia, Rodrigo Marques, por meio da assessoria de imprensa da UFMT. “Essas inversões prendem a fumaça e funcionam como se fossem uma tampa. Assim, forma-se uma névoa que não é de umidade, mas sim de fumaça”, completou.

Segundo ele, na Capital, as queimadas são as maiores responsáveis pela emissão de partículas que causam danos à saúde da população e, na região, elas ocorrem em um período em que as condições meteorológicas são as mais favoráveis para o acúmulo de poluentes, quando há escassez de chuvas. “Desta forma, aumentam as concentrações de material particulado inalável, podendo provocar problemas respiratórios, cardíacos, renais e neurológicos, além de baixa defesa imunológica”.

O professor explicou ainda, que a cidade, vive dois períodos distintos durante o ano. “A não incidência de chuvas propicia um maior acúmulo de partículas, assim, durante a estação seca as concentrações se elevam e a intensidade das queimadas está diretamente relacionada com a maior ou menor concentração de poluição”, destaca. De acordo com o docente, entre outubro e abril são verificadas baixas concentrações de partículas, caindo para 20 µg/m³, pois cerca de 90% das chuvas ocorrem neste período, o que facilita a dispersão dos poluentes na atmosfera e dificulta as queimadas.

Rodrigo Marques faz também um alerta em relação ao atual período de seca na região e a pandemia do novo coronavírus, consequentemente, suas consequências para o sistema respiratório da população. “É extremamente importante que as pessoas entendam que não se deve realizar queimadas. Quando observo as características e comorbidades da Covid-19 fica claro que a fumaça pode contribuir para um aumento da gravidade dos casos, incluindo no crescimento do número de óbitos”, frisa.

 

Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/cidades/queimadas-deixam-o-ar-mais-poluido-em-cuiaba/537346



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001