web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 14, 2020

Minas Gerais: Justiça determina suspensão imediata de funcionamento de carvoaria em Matias Barbosa por poluição do ar


Ação Civil Pública foi ajuizada pela Prefeitura, após suspensão do alvará de funcionamento e localização da empresa. Moradores denunciam aumento da poluição e nuvens de fumaça na região. O G1 procurou os envolvidos.

Por G1 Zona da Mata e MG1

Moradores denunciam poluição em Matias Barbosa por causa de funcionamento de carvoaria — Foto: Redes sociais/Reprodução
Moradores denunciam poluição em Matias Barbosa por causa de funcionamento de carvoaria
Foto: Redes sociais/Reprodução

A juíza Mônica Barbosa dos Santos determinou na noite de quarta-feira (12) a suspensão imediata das atividades da carvoaria Conquista Florestal Ltda, em Matias Barbosa, por causa de poluição do ar por parte da empresa. A Ação Civil Pública (ACP) foi ajuizada pela Prefeitura e a decisão é de primeira instância; ainda cabe recurso.

O pedido de tutela de urgência foi deferido pela magistrada da Vara Única da Comarca de Matias Barbosa, que fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão por parte da empresa. À produção da TV Integração, a carvoaria informou que "ainda não foi formalmente intimada acerca da decisão" (Veja a íntegra da nota abaixo).

A situação foi denunciada por moradores da cidade ainda no mês julho, como foi mostrado pelo MG1. Nos relatos e imagens enviadas é possível ver uma nuvem de fumaça cobrindo algumas partes da cidade de Matias Barbosa e do Bairro Soledade, onde a carvoaria está instalada.

Em 3 de agosto, a Prefeitura suspendeu preventivamente os alvarás de localização e funcionamento da carvoaria para a realização de atividades com potencial poluente ambiental. Mesmo assim, o local continuou em funcionamento e o Executivo recebeu mais relatos dos moradores sobre o aumento da fumaça na região.

No pedido à Justiça, a Administração Municipal afirmou que, além de receber "inúmeras reclamações dos cidadãos", foi detectado pela Secretaria Municipal de Saúde um aumento nos atendimentos de pacientes com problemas respiratórios. A Prefeitura pontuou que esses problemas "serão agravados se considerar a pandemia de Covid-19, que já compromete o sistema de saúde".

Decisão

Carvoaria em Matias Barbosa — Foto: Redes Sociais/Reprodução
Carvoaria em Matias Barbosa — Foto: Redes Sociais/Reprodução

A decisão da juíza Mônica Barbosa dos Santos considerou que a atividade promovida pela Conquista Florestal Ltda tem "intrínseco caráter potencialmente poluidor" e que, por via de regra, é necessário o licenciamento ambiental. A magistrada frisou que a atividade "já está com ordem de suspensão mediante acautelar administrativa municipal atinente ao alvará de funcionamento, o que não vem sendo respeitado".

O órgão fiscalizador, a Polícia Militar do Meio Ambiente, realizou visitas no final de julho na carvoaria e informou, em nota à TV Integração, que "não detectou irregularidades na documentação ambiental ou no funcionamento" e que foi feito um Registro de Ocorrência Policial (Reds) por causa da situação.

No texto da decisão, a juíza aponta que a alegação da Polícia Ambiental de não constatar irregularidades é contraditória, já que no Boletim de Ocorrência foi registrado que não foram verificadas alterações ou má conduta porque “as equipes de campo não possuem conhecimento técnico e aparato logístico para aferição da qualidade do ar”, tendo sido recomendado o acionamento de pessoal especializado.

O Tribunal de Justiça decidiu pela suspensão das atividades de forma imediata, considerando que o "atual momento da pandemia de doença estritamente respiratória torna mais urgente e necessária a análise da suspensão, pois é certo que o prévio comprometimento das vias aéreas dos cidadãos locais, como pontuado pelo parecer da Secretaria de Saúde pode agravar os riscos e sucedâneos da infecção pelo novo coronavírus na localidade".

O que diz a carvoaria

Procurada pela reportagem, a carvoaria Conquista Florestal Ltda afirmou que ainda não foi formalmente intimada acerca da decisão até a manhã desta quinta-feira (13) e informou que "está em fase final de elaboração de estudo de impacto de sua atividade no meio ambiente e que irá apresentar o mesmo para as autoridades competentes".

A empresa não confirmou se paralisou as atividades após a suspensão do alvará pela Prefeitura e explicou que "atividade estava focada, nos últimos dias, na elaboração dos estudos e laudos específicos acerca da atividade e seu impacto no meio ambiente, ressaltando que cumprirá eventual decisão judicial, sem prejuízo do recurso competente ou pedido de reconsideração que apresentará".

A empresa reforçou que "busca sempre cumprir com as exigências legais e está sempre disponível para ouvir as reclamações e críticas que sejam fundamentadas" e que "não existe ainda uma conclusão sobre os impactos da atividade na região e qualquer resposta imediata seria mera especulação".

 

Fonte: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/08/13/justica-determina-suspensao-imediata-de-funcionamento-de-carvoaria-em-matias-barbosa-por-poluicao-do-ar.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001