web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 18, 2020

Fontes solar e eólica atingiram participação de quase 10% na matriz de energia global, aponta estudo


Produção das duas renováveis cresceu 14% no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2019

Por Ricardo Casarin

As fontes solar e eólica alcançaram uma participação recorde de 9,8% da geração de energia global durante o primeiro semestre de 2020, aponta levantamento da organização ambiental britânica Ember. A produção das duas renováveis cresceu 14% no período, na comparação com o mesmo exercício de 2019, enquanto a geração de carvão caiu 8,3%. A análise leva em conta dados de 48 países e ressalta que uma evolução maior ainda é necessária para atingir as metas do Acordo de Paris.

Segundo a Ember, o aumento decorre do ganho de participação de mercado das renováveis sobre a geração térmica, cuja demanda global decaiu 3% durante a epidemia de COVID-19. Embora 70% dessa queda possa ser atribuída a uma menor demanda de eletricidade, 30% ocorre pelo crescimento da solar e da eólica.

“Países de todo o mundo estão no mesmo caminho, instalando turbinas eólicas e painéis solares para substituir fontes fósseis na geração elétrica”, assinalou o analista sênior de eletricidade da Ember, Dave Jones. “Mas para haver chances de limitar o aquecimento global, a geração por carvão precisa cair 13% todos os anos da atual década.”

Ele destacou que o fato dessa geração ter reduzido em apenas 8% durante a epidemia mostra quão distante essas metas estão. “Nós temos a solução, está funcionando, mas não está acontecendo na velocidade necessária.”

A Ember aponta que desde a assinatura do Acordo de Paris em 2015, ambas as fontes mais do que dobraram sua parcela na participação da geração de eletricidade global, subindo de 4,6% para 9,8%. Atualmente, muitos países populosos e economicamente importantes geram cerca de 10% de sua eletricidade por meio de solar e eólica, incluindo China, Estados Unidos, Japão Índia e Brasil.

As matrizes do Reino Unido e da União Europeia tem uma fatia de renováveis ainda maior, com 33% e 21% respectivamente. Dentro do bloco, a Alemanha atingiu 42%. A Rússia é o maior país a apresentar baixa representatividade das fontes renováveis, com apenas 0,2% do total.

Em maio, um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que o mercado global de renováveis terá desempenho inferior em 13% em relação a 2019, mas retomará a trajetória de crescimento em 2021. A entidade projetou que 167 GW de nova capacidade em 2020.

 

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/fontes-solar-e-eolica-atingiram-participacao-de-quase-10-na-matriz-de-energia-global-aponta-estudo.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001