web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 21, 2020

Nasa pesquisa alteração no campo magnético da Terra que pode afetar comunicações


Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

Anomalia do Atlântico Sul (SAA)
Anomalia do Atlântico Sul (SAA).  Foto: Nasa

Pesquisadores da Nasa monitoram o crescimento gradual de uma espécie de "buraco" no campo magnético que protege a Terra, conforme a agência espacial americana divulgou nesta semana.

Essa falha no campo já era conhecida e não tem efeitos significativos na vida terrestre, tendo sido batizada de Anomalia do Atlântico Sul (SAA, na sigla em inglês).

O "buraco" fica localizado próxima à América do Sul e ao sul do oceano Atlântico. O problema, segundo os pesquisadores, é que ele está se expandindo.

O campo magnético da Terra protege o planeta de particulas de radiação vindas do Sol. Com a anomalia se expandindo, mais partículas podem se concentrar nessa região, podendo afetar computadores de bordo e a coleta de dados por parte de satélites.

Satélites que atravessam a órbita baixa da Terra – até 2.000 quilômetros de altitude – podem ser atingidos nessa região por partículas energizadas e entrar em curto-circuito, tendo a atividade interrompida total ou parcialmente.

A Estação Espacial Internacional também trafega pela região, mas é uma estrutura mais robusta e resistente. Mesmo assim, parte das suas atividades é afetada, como é o caso da missão GEDI (Investigação da Dinâmica do Ecossistema Global).

A missão dispara laser para obter informações do espaço e todos os meses os pesquisadores perdem algumas horas de informação em virtude da falha.

O objetivo do grupo da Nasa é monitorar as mudanças no campo, que aparenta estar se dividindo em dois focos, o que cria dificuldades adicionais.

Segundo a agência espacial, com o monitoramento será possível preparar novas formas de lidar com os satélites e as missões tripuladas na região.

Além de antever riscos, o comitê da Nasa também quer descobrir novas informações a respeito do núcleo da terra. São os metais que compõem o núcleo externo do planeta, a milhares de quilômetros de profundidade, e que estão permanentemente em movimento que produzem o campo magnético.

A Nasa explica que isso também faz com que o campo não seja perfeitamente estável e alinhado com o planeta. A compreensão mais profunda dessas características pode revelar fatos desconhecidos a respeito dessa geração magnética.

 

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/2020/08/20/nasa-pesquisa-alteracao-no-campo-magnetico-da-terra-que-pode-afetar-comunicacoes



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001