web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 10, 2020

Semiáridos latino-americanos trocam conhecimentos para se adaptar às mudanças climáticas


Regiões semiáridas da América Latina e Central poderão compartilhar conhecimentos e identificar práticas de sucesso que promovam uma agricultura resiliente às mudanças climáticas em novo projeto financiado pelas Nações Unidas.

O Semiárido do Nordeste brasileiro, o Grande Chaco Americano — compartilhado por Argentina, Bolívia e Paraguai — e o Corredor Seco da América Central participam do DAKI-Semiárido Vivo, iniciativa financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da ONU.

Produtor rural no semiárido. Foto: EBC
Produtor rural no Semiárido brasileiro. Foto: EBC

Regiões semiáridas da América Latina e Central poderão compartilhar conhecimentos e identificar práticas de sucesso que promovam uma agricultura resiliente às mudanças climáticas em novo projeto financiado pelas Nações Unidas.

O Semiárido do Nordeste brasileiro, o Grande Chaco Americano — compartilhado por Argentina, Bolívia e Paraguai — e o Corredor Seco da América Central participam do DAKI-Semiárido Vivo, iniciativa financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da ONU.

A ação é executada pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), a Fundação Argentina para o Desenvolvimento pela Justiça e pela Paz (FUNDAPAZ) e pela Fundação Nacional para o Desenvolvimento de El Salvador (FUNDE).

Em agosto (18), representantes dessas organizações reuniram-se em evento online para o lançamento do projeto, cujo foco são territórios de áreas secas que enfrentam crescentes processos de desertificação e são afetadas pelo aumento da temperatura do planeta e pela ocorrência de eventos climáticos extremos.

“Esta tarde damos outro passo importante na articulação e intercâmbio de conhecimentos que envolvem dinâmicas sociais, culturais, econômicas e políticas nas regiões semiáridas de toda a América Latina”, disse no lançamento Alexandre Pires, da coordenação nacional da ASA.

“Espero que este projeto possa aproximar ainda mais a aliança da Plataforma Semiáridos da América Latina e a ASA com os governos locais e nacionais, com o FIDA e outras agências multilaterais, em defesa de um enfoque político que tenha em seu centro a proposta da convivência com o Semiárido.”

Segundo Gabriel Seghezzo, da Plataforma Semiáridos e da Fundação para o Desenvolvimento da Justiça e Paz, o conceito de Semiáridos adotado no projeto é “político, climático, social, econômico e cultural.”

“(O conceito de) Semiáridos expressa um nome emblemático porque não evidencia apenas regiões com semelhanças climáticas e de paisagens. Há também outras semelhanças mais profundas: diversidade cultural, que nos orgulha; diversidade biológica que dá à região um potencial de desenvolvimento; o histórico de trabalho social e organizativo que gera uma massa crítica institucional impressionante”, disse.

Há ainda milhares de organizações indígenas e campesinas com lutas semelhantes, diagnósticos e soluções que podem debater e pensar em direção ao futuro, afirmou, “para juntos, vencerem a exclusão e a marginalização, que também são características comuns em nossas regiões”.

De acordo com dados citados pela ASA, das 800 milhões de pessoas em situação de fome no mundo, metade são agricultores e agricultoras que vivem em regiões semiáridas, cuja realidade se agrava com o fenômeno da crise climática. A emergência do clima torna ainda mais crítica a dificuldade no acesso à água de qualidade, bem como à segurança alimentar e a outros direitos humanos básicos.

O Projeto DAKI-Semiárido Vivo e os programas da ASA atuam no estoque de água para a produção de alimentos e de sementes crioulas, tendo como um de seus princípios de ação a valorização do conhecimento dos povos do Semiárido.

“Mas o projeto não só propõe reconhecer e valorizar. Sua proposta é construir metodologias para que este conhecimento popular sistematizado ganhe força para impulsionar a criação de políticas públicas de diferentes âmbitos governamentais”, declarou Antônio Barbosa, coordenador do Projeto Daki-Semiárido Vivo.

“Queremos destacar a importância do conhecimento tradicional, que respeitado e em diálogo com o conhecimento acadêmico podem enfrentar as mudanças climáticas e seus impactos na vida e nos territórios semiáridos da América Latina”, disse.

Para Claus Reiner, gerente de programas do FIDA para o Brasil, “são diversos os sistemas de que (as famílias rurais) necessitam para sobreviver”. “Estas práticas agrícolas resilientes ao clima são muito importantes, e é o que o projeto vai fazer: identificar, analisar e documentar, através de diferentes formas, as práticas agrícolas resilientes ao clima.”

A moderadora do evento, Zulema Burneo, coordenadora da Coalizão Internacional pela Terra (ILC) para América Latina e Caribe, salientou que projetos como o DAKI-Semiárido Vivo são parte de um processo maior capaz de gerar capital social e humano a partir de relações sustentáveis entre organizações sociais e agricultores, indígenas, campesinos e quilombolas.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/semiaridos-latino-americanos-trocam-conhecimentos-para-se-adaptar-as-mudancas-climaticas/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001