web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 28, 2020

Limitar o aquecimento global a 1.5 graus. A importância para o Planeta de não ultrapassar este número


Limitar o aquecimento global a 1.5 graus Celsius em vez de 2 graus acima dos níveis pré-industriais tem implicações importantes para a seca e para a aridez global.

Este é o resultado de um novo estudo de modelagem climática, conduzido por investigadores do Instituto de Ciências Industriais da Universidade de Tóquio, e publicado na Environmental Research Letters. A seca tem sérios efeitos negativos na sociedade humana e no mundo natural e é previsivel que aumente com as alterações climáticas globais. Como resultado, avaliar o risco de seca devido às alterações climáticas é uma área crítica da pesquisa climática.

No Acordo de Paris de 2015, a Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações do Clima (UNFCCC) propôs que o aumento da temperatura média global deveria ser limitado entre 1,5° C e 2 ° C acima dos níveis pré-industriais, de forma a limitar os efeitos das alterações climáticas severas.

No entanto, existem poucos estudos que enfoquem a importância relativa desse aumento de 0,5 °C na temperatura média global e o efeito que isso poderia ter sobre a seca e a aridez em todo o mundo. “Queríamos contribuir para a compreensão da importância de 0,5 °C, mas este estudo não é fácil de fazer com base em abordagens de modelagem anteriores”, explica o autor correspondente Hyungjun Kim num comunicado.

“Isto ocorre principalmente porque a maioria dos modelos olha para níveis extremamente altos e não se pode simplesmente extrair uma parte dos dados enquanto o modelo gira até o máximo. Portanto, usamos dados do HAPPI especialmente projetado (Half a degree Additional warming Prognosis and Projected Impacts) para avaliar os impactos na aridez a partir de estimativas do equilíbrio entre água e energia na superfície da Terra”.

O estudo revelou que 2° C de aquecimento leva a anos de seca mais frequentes e aridificação mais severa na maioria das áreas do mundo em comparação com 1,5° C, enfatizando que vários esforços devem ser feitos para limitar o aquecimento a 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais. Há uma mensagem muito forte de que algumas partes do mundo poderiam ter secas mais frequentes a 2° C do que a 1,5 ° C.

Esta situação pode ser especialmente terrível no Mediterrâneo, Europa Ocidental, norte da América do Sul, região do Sahel e sul da África, diz o autor principal Akira Takeshima. “No entanto, esta situação é muito regional. Em algumas partes do mundo, como Austrália e em alguns países da Ásia, foi simulada a situação oposta, com um clima mais húmido a 2° C do que a 1,5° C.” Estas descobertas mostram a importância de se considerar os impactos regionais do aquecimento adicional de 0,5° C, especialmente com relação a qualquer relaxamento futuro da meta de 1,5 ° C.

 

Fonte: https://greensavers.sapo.pt/limitar-o-aquecimento-global-a-1-5-graus-a-importancia-para-o-planeta-de-nao-ultrapassar-este-numero/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001