web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 24, 2020

Projeto Ice911: minúsculas esferas de vidro para salvar o gelo ártico


A ideia inédita vem da geoengenharia e se propõe a proteger entre 15 e 100 mil km² de gelo aumentando a reflexão solar por meio do uso de minúsculas esferas de dióxido de silício.

Christian Garavaglia
projeto Ice911
Estima-se que desde 1979 o manto de gelo do Ártico perdeu 75% de seu volume

A geoengenharia fornece um método novo e ambicioso para combater as mudanças climáticas, em particular contra a perda acelerada de gelo no Ártico. Cientistas da Universidade de Stanford propõem um método com forte apoio científico: espalhar minúsculas esferas de vidro branco e ocas no gelo em locais estratégicos do Ártico.

O gelo na região polar reflete mais do sol do que o oceano aberto, agindo como um escudo natural de calor. Com menos gelo disponível, mais calor é absorvido, o que resulta em menos gelo, realimentando o ciclo. Estima-se que, desde 1979, o manto de gelo do Ártico perdeu 75% de seu volume.

As pérolas flutuam na água e aderem quando em contato com o gelo. "Ao tornar o gelo jovem e de baixa reflexão mais reflexivo e que aumente o seu volume, o gelo absorve menos calor e derrete mais lentamente, preservando-o por mais tempo e, por sua vez, preservando o efeito de escudo térmico" o engenheiro Leslie Field, diretor técnico do projeto Ice911, explicou à BBC Mundo.

Vídeo: https://youtu.be/JHicdqnpKaI

“Restaurar o gelo marinho permitirá que ele recupere seu antigo papel de condicionador de ar do planeta, ajudando a combater os efeitos do aquecimento global. Nossa meta é proteger entre 15.000 e 100.000 quilômetros quadrados de gelo no Estreito de Fram ou Beaufort Gyre no Ártico dentro de alguns anos, a um custo que é um décimo o de outros métodos", acrescentou o fundador da Ice911, uma organização sem fins lucrativos que visa preservar o gelo glacial.

As pequenas esferas de vidro são feitas de dióxido de silício, o principal componente de 95% das rochas da Terra. Na verdade, o material poderia eventualmente se dissolver em 2,8 bilhões de toneladas de sílica atualmente estimadas para serem encontradas no oceano, alimentando o ciclo natural da sílica do qual muitos organismos dependem.

Resultados positivos

Desde o início de 2008, Field e seus colegas têm espalhado esferas de sílica sobre lagos no Canadá e nos Estados Unidos com resultados muito bons. Por exemplo, em um lago em Minnesota, algumas camadas de poeira de vidro aumentaram a capacidade reflexiva do gelo recente em 20%, o suficiente para atrasar o derretimento.

Consequência do degelo do Ártico: Invasão de aranhas no Ártico

Durante a primavera, enquanto o gelo havia derretido completamente em uma área do lago que não havia sido coberta pelas esferas de vidro, na qual foram protegidas com sílica, o gelo conseguiu ultrapassar os 30 centímetros de espessura.

Embora este ambicioso projeto não busque cobrir todo o Ártico com vidro, a ideia é espalhar as pérolas estrategicamente em áreas onde o gelo está derretendo com velocidade e intensidade cada vez maiores.

 

Fonte: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/projeto-ice911-minusculas-esferas-de-vidro-para-salvar-o-gelo-artico.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001