web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 5, 2015

EUA: Começa uma guerra entre os estados pelo plano energético de Obama


(Bloomberg) -- Na era da mudança climática global, a frase "guerra entre os estados" ganhou uma nova dimensão.

 

Andrew Harris   05/11/2015

Uma coalizão de 18 estados dos EUA liderada por Nova York e pela Califórnia está se opondo a outro bloco de 26 estados, que inclui o Texas e a Flórida, em uma batalha judicial causada pelo Plano de Energia Limpa do governo Obama. A iniciativa regulatória foi pensada para afastar os EUA da energia gerada a partir do carvão e direcionar o país a fontes de energia renovável.

Os estados que defendem o plano federal, mais o Distrito de Columbia e as cidades de Nova York, Chicago e Filadélfia, buscarão na próxima quarta-feira a permissão de um tribunal federal de Washington para se somarem a um processo sobre a legalidade da iniciativa da energia limpa. Eles disseram que esse pedido é por unanimidade.

"A mudança climática é uma coisa real. E mortal. Está ameaçando a saúde e a segurança das pessoas em todos os nossos estados", disse o procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, em entrevista coletiva por telefone. Participaram da conferência também o procurador-geral de Iowa, Tom Miller, e os procuradores-gerais de Massachusetts e da Virgínia, Maura Healey e Mark Herring, todos democratas.

Primeira padronização nacional da história voltada à poluição do carbono emitido por usinas de eletricidade, o Plano de Energia Limpa busca reduzir essas emissões em 32 por cento até 2030 em relação aos níveis de 2005. As regras exigem que os estados e as empresas de energia utilizem menos carvão e mais energia solar e eólica, assim como gás natural.

O litígio em relação à iniciativa é o maior ponto de discórdia entre os estados dominados em grande parte por democratas, que apoiam a agenda ambiental do presidente, e aqueles liderados por republicanos, contrários a ela.

Virgínia Ocidental e Kentucky entraram com processo no mês passado para contestar as regulações publicadas em 23 de outubro como parte de um grupo de 24 estados. Oklahoma e Dakota do Norte entraram com ações separadas. Os estados afirmam que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) está excedendo sua autoridade legal, forçando os estados a desenvolverem pelo menos os projetos dos planos de cumprimento até setembro do ano que vem e os planos finais até dois anos depois.

Tomada de poder

"Se a EPA tiver sucesso nessa tomada de poder sem precedentes e ilegal, muitos empregos serão perdidos, os preços da eletricidade subirão, a confiabilidade da rede de energia será colocada em risco e o Estado de Direito não estará assegurado", disse o procurador-geral da Virgínia Ocidental, Patrick Morrisey, republicano, na quarta-feira em um comunicado enviado por e-mail.

Em 3 de novembro, uma coalizão quase idêntica formada por 24 estados processou a EPA, pedindo que o mesmo tribunal de Washington analise o acompanhamento dos requisitos para a tecnologia de captura das emissões de carbono da EPA aplicados às novas usinas movidas a carvão.

A administradora da EPA, Gina McCarthy, disse que o plano tem "bases científicas e jurídicas sólidas" e que está dentro da autoridade legal concedida à agência pelo Congresso por meio da Lei do Ar Limpo.

A Virgínia Ocidental, somada à produtora de carvão Murray Energy Corp. e a grupos como a Câmara de Comércio dos EUA e a Associação Nacional dos Fabricantes, pediu que o tribunal federal de apelações emita uma ordem para colocar as regras em espera até o caso ser decidido.

Em uma área costeira da Virgínia, os níveis das águas apresentaram uma elevação de 60 centímetros nos últimos 75 anos e poderão subir mais 60 centímetros a 1,5 metro até o fim do século, disse Herring a repórteres.

"Eu sei que tem gente que vai querer transformar isso em uma briga política", disse ele. "Se você acha que a mudança climática é alguma espécie de conspiração global fabricada, então venha a Hampton Roads e dê uma olhada com seus próprios olhos".

O caso está classificado como State of West Virginia v. U.S. Environmental Protection Agency, 15-1363, U.S. Court of Appeals, District of Columbia Circuit (Washington).

Título em inglês: Carbon War Erupts Between States Over Obama Power Plan

Para entrar em contato com o repórter: Andrew Harris, em Washington, aharris16@bloomberg.net.

Fonte: http://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2015/11/05/eua-comeca-uma-guerra-entre-os-estados-pelo-plano-energetico-de-obama.htm



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001