web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 13, 2020

ONU aposta em mais estudos sobre partículas de poeira e tempestades de areia


Unamid//Adrian Dragnea
Uma tempestade de areia, conhecida localmente como haboob, sobre um complexo da ONU no norte de Darfur, no Sudão.

Nova pesquisa do Programa da ONU para o Meio Ambiente menciona observação em curso na costa do Brasil; meta é compreender a influência de partículas em flores grandes nas esteiras flutuantes de algas; elementos de poeira podem impactar vida selvagem marinha, saúde humana e atividade econômica.

Um relatório das Nações Unidas revela que cerca de 2 bilhões de toneladas de poeira são lançadas para a atmosfera a cada ano.

O Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, recomenda mais pesquisas para entender as fontes e emissões de tempestades de areia e poeira. Outra meta seria avaliar a origem da erosão naturalmente causada pelo vento ou influenciada pela ação humana.

Limite

Nas recomendações, os autores sugerem que sejam criadas redes em diversos oceanos para medir a longo prazo os níveis de poeira presente na camada limite atmosfera planetária.

Nuvem de poeira chegou no Caribe., by OMM

Para a agência, iniciativas como a Grande Muralha Verde da África podem restaurar ecossistemas e mitigar as fontes de tempestades de areia e poeira ao fornecer proteção contra a erosão do vento em solos suscetíveis ao problema.

O estudo Impactos das tempestades de areia e poeira nos oceanos: uma avaliação ambiental científica para formuladores de políticas destaca que, mesmo as mais pequenas partículas podem ter efeitos significativos no ecossistema marinho ou terrestre.

A deposição de poeira também pode influenciar em “flores grandes de esteiras flutuantes de algas marinhas”. Desde 2011, um gênero de algas castanhas de nome Sargassum tem sido observado no Mar do Caribe e no Oceano Atlântico, ao longo das costas da África Ocidental e do Brasil.

Algas

Embora a causa seja um assunto que merece discussão, os autores do estudo realçam que os nutrientes da poeira do deserto podem aumentar o crescimento dessas algas presentes em áreas tropicais e subtropicais.

As esteiras flutuantes servem de habitat para várias espécies em mar aberto. Mas perto da costa, elas podem interromper o transporte marítimo, a pesca e turismo, e criar impactos negativos consideráveis nas economias das comunidades costeiras.

A poeira tem efeitos sobre a relação entre os componentes da Terra e a vida marinha, o armazenamento do carbono e a sedimentação em alto mar. Quando a poeira pousa traz nutrientes para as águas superficiais do oceano e o fundo do mar, em locais que aumentam a produção primária tendo impactos sobre os ciclos de nitrogênio, carbono e enxofre globais.

Saúde

Em águas costeiras, em particular, os nutrientes na poeira do deserto podem algumas vezes criar algas floridas. Embora estas possam alimentar grande parte da vida marinha, também podem prejudicar a vida selvagem marinha, saúde humana e atividade econômica.

O estudo chama a atenção para possíveis associações entre componentes da poeira do deserto e algumas mudanças observadas em recifes de coral de várias partes do mundo.

Banco Mundial/ Tom Perry
Elementos de poeira podem impactar vida selvagem marinha, saúde humana e atividade econômica.




Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001