web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 16, 2020

Pesquisadores da UFV estudam efeito do gás carbônico nas plantas do cerrado mineiro


A pesquisa busca identificar as condições que influenciam na produtividade e no bem estar do meio ambiente.

Por G1 Zona da Mata

Pesquisa avalia mudanças climáticas e efeitos nas plantas do cerrado mineiro — Foto: João Paulo Souza/Arquivo-Agência Minas
Pesquisa avalia mudanças climáticas e efeitos nas plantas do cerrado mineiro.
Foto: João Paulo Souza/Arquivo-Agência Minas

Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveram um estudo para observar o efeito do dióxido de carbono (CO2) nas plantas do cerrado de Minas Gerais. A pesquisa busca identificar as condições que influenciam na produtividade e no bem estar do meio ambiente.

De acordo com o coordenador do estudo, João Paulo de Souza, a pesquisa detectou que, após estarem sob elevada concentração de CO2, plantas do cerrado apresentam aumento da fotossíntese líquida.

“Em geral, plantas lenhosas apresentam alocação de biomassa para a parte aérea de forma lenta, principalmente nos estágios iniciais de crescimento, de seis meses a dois anos”, explicou.

Para chegar a esse resultado o grupo manteve as espécies em câmaras com uma abertura no topo, onde injetaram o gás carbônico. Após um ano, os pesquisadores notaram rápido crescimento da parte aérea das plantas.

“Possivelmente, esse aumento de altura das árvores resultará em mais sombreamento de espécies herbáceas e de plantas lenhosas mais jovens”, afirma.

Pesquisa realizada na UFV com plantas do cerrado mineiro — Foto: Agência Minas/Divulgação
Pesquisa realizada na UFV com plantas do cerrado mineiro — Foto: Agência Minas/Divulgação

O crescimento acelerado, no entanto, pode influenciar consideravelmente a dinâmica do cerrado, que é uma região savânica, não de floresta. Esse contexto pode, também, alterar a dinâmica de estabelecimento das espécies, de acordo o pesquisador.

Souza destacou ainda a dinâmica do CO2 para o crescimento das plantas, tendo em vista que é um dos principais gases do efeito estufa. “A planta capta o CO2, pela sua folha, e o transforma em carboidrato, ou seja, ‘açúcar’”, pontuou.

A partir desta análise, quanto mais CO2 as plantas ingerirem, mais vão crescer e produzir biomassa, aumentando a espessura e o tamanho do caule, fazendo com que consigam absorver mais luz e realizar mais fotossíntese.

Por outro lado, chegará um momento em que o contínuo aumento do gás não fará mais efeito, pois a planta entende que já tem muito carboidrato e passa a não reagir mais ao estímulo e deixa de crescer. A falta de água também pode fazer a planta parar o desenvolvimento.

“O aumento do CO2 no ar torna o clima mais quente e pode diminuir a quantidade de chuvas. Dessa forma, se juntarmos todos os possíveis efeitos das mudanças climáticas, as plantas param de responder de forma positiva”, completou o pesquisador.

O trabalho do grupo de pesquisa, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), conta com publicações no perfil do Instagram do Laboratório de Ecologia Funcional de Plantas - UFV/CAF.

 

Fonte: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/11/14/pesquisadores-da-ufv-estudam-efeito-do-gas-carbonico-nas-plantas-do-cerrado-mineiro.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001