web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 26, 2020

Artistas capturaram o ar da Índia e fizeram uma “sobremesa tóxica”. Sabe a poluição


Por ZAP

“Arenoso, com notas de carvão queimado, misturado com o cheiro metálico de gasolina e uma pitada de produtos químicos – um sabor tão tóxico que sufoca a garganta e dá vontade de lavar a boca várias vezes.” Assim se descreve o sabor da poluição do ar na capital da Índia, Nova Deli – se se pudesse provar.

Vídeo: https://zap.aeiou.pt/a-que-sabe-a-poluicao-artistas-capturaram-ar-361532

No início deste mês, o Índice de Qualidade do Ar (AQI) da cidade de Nova Deli, na Índia, subiu drasticamente para limites perigosos de mais de 900, tornando-a a capital mais poluída do mundo pelo terceiro ano consecutivo.

O AQI em muitas cidades na Índia, China, Paquistão e outros países oscila na faixa de mau a grave ao longo do ano. No entanto, é apenas quando a poluição se torna mais densa a níveis perigosos e podemos vê-la visivelmente, cheirá-la e começar a ser sufocados por ela, que as pessoas começam a falar sobre ela.

A intangibilidade da poluição do ar tem muito a ver com esse discurso – ou a falta dele. É isso que o centro de estudos liderado por artistas de Portland, Center for Genomic Gastronomy, quer retificar com a sua investigação criativa em andamento chamada Smog Tasting.

“Ao transformar o processo amplamente inconsciente de respirar no ato consciente de comer, o projeto cria uma interação visceral e instigante com o ar ao nosso redor”, disse o co-fundador Zack Denfeld, em declarações ao Vice.

O objetivo é dar às papilas gustativas uma amostra do que os pulmões experimentam.

Em 2011, Denfeld e Cathrine Kramer tiveram a ideia de criar suspiros de poluição durante um workshop na cidade de Bengaluru, no sul da Índia. Durante a leitura do guia de química culinária de Harold McGee, On Food and Cooking, encontraram uma frase que dizia: “Graças às claras de ovo, podemos colher o ar e torná-lo parte integrante dos suspiros”.

A frase poética “colher o ar” inspirou a dupla a pensar sobre como poderiam colher e saborear a poluição do Bengaluru que os envolvia todos os dias.

Juntamente com os participantes do workshop, saíram pelas ruas da cidade com tigelas, batedeiras e claras de ovo, batendo suspiros em vários locais e voltando à cozinha da oficina para assá-los.

“Voluntários experimentaram estes suspiros conseguiram identificar um elemento picante ou apimentado. Muitos notaram que o sabor dos suspiros de poluição de Yelahanka (um subúrbio arborizado) era comparativamente melhor do que os do Mekhri Circle (entroncamento urbano movimentado)”, contou Denfeld.

Com esta colisão de culinária e poluição, nasceu o projeto Smog Tasting com a intenção de utilizar espumas de ovo para colher, provar e comparar a poluição do ar de diferentes locais em todo o mundo.

Desde então, o projeto cresceu para incluir uma variedade de métodos para sentir, analisar e avaliar o sabor único da atmosfera de um lugar. Isso inclui experiências de degustação e olfato guiadas, meditações sobre a poluição e um novo sintetizador de poluição que funciona como um carrinho de comida experimental para gerar o cheiro e o sabor da poluição do ar de vários lugares e épocas.

Nos anos desde a sua conceção, Smog Tasting viajou ao redor do mundo e serviu suspiros de poluição até a ministros da saúde na Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, bem como durante a conferência COP-21 em Paris em 2015.

Em 2017, foi criada uma rede internacional de colhedores de poluição humana como parte da primeira sessão de Smog Tasting: Take Out no Fuller Symposium em Washington D.C. organizado pelo World Wide Fund for Nature (WWF).

Os participantes foram convidados a preparar suspiros em Londres, Perth, Pequim, Barcelona, Washington DC, Porto e Mumbai. As amostras foram enviadas por correio para o Simpósio, onde foram degustadas e comparadas.

“Eu experimentar os suspiros de todos os cidades que nos enviaram as suas amostras. Todos tinham sabores diferentes, mas o de Mumbai tinha o gosto mais poluído – metálico com uma nitidez em torno dos dentes”, disse Martha Stevenson, diretora sénior de estratégia e pesquisa da equipa florestal do WWF-US, que ajudou a facilitar a instalação e também foi uma das colhedoras de poluição em Washington DC.

Segundo Stevenson, este projeto “ajuda a compreender a degradação ambiental em lugares tão distantes e a entender como isso nos afeta”.

 

Fonte: https://zap.aeiou.pt/a-que-sabe-a-poluicao-artistas-capturaram-ar-361532



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001