web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 9, 2021

Chefe da ONU diz que COP 26 é marco para evitar catástrofe climática


Pnud/Silke von Brockhausen
António Guterres diz que “2021 é um ano crítico na luta contra a mudança climática”

Secretário-geral falou aos Estados-membros sobre Conferência Climática da ONU, que acontece em Glasgow, no Reino Unido, em novembro; para António Guterres, “2021 é um ano crítico na luta contra a mudança climática.”

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou esta segunda-feira que faltam apenas nove meses para a Conferência Climática da ONU, COP 26, dizendo que o encontro é “um marco crítico nos esforços para evitar uma catástrofe climática.”

O chefe da ONU discursou na Assembleia Geral sobre o evento que acontece em Glasgow, no Reino Unido, em novembro. O presidente da COP 26, Alok Sharma, também falou aos Estados-membros.

Esforços

A conferência estava marcada para novembro do ano passado, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Agora, António Guterres diz que “2021 é um ano crítico na luta contra a mudança climática.”

Unsplash/Adam Marikar
Guteres pediu um compromisso até a realização da COP-26, a Conferência sobre
Mudança Climática, marcada para Glasgow, no fim deste ano

O secretário-geral começou por destacar um “momento significativo” nestes esforços. Segundo ele, os países que representam 70% da economia mundial e 65% das emissões globais de dióxido de carbono já assumiram o compromisso de ter emissões liquidas zero até 2050.

Para Guterres, no entanto, isso não é suficiente. O mundo continua muito longe de limitar o aumento da temperatura a 1,5º C, como definido no Acordo de Paris.

Ele disse que “a coalizão global para emissões líquidas zero precisa crescer exponencialmente” e que esse é um objetivo central das Nações Unidas para 2021.

Guterres afirmou que esses compromissos devem ser acompanhados por “planos claros e confiáveis”, porque “palavras não são suficientes.”

Ele disse ainda que, até o início da COP 26, todos os países devem apresentar contribuições mais ambiciosas, com metas claras até 2030.

Banco Mundial/Lundrim Aliu
O mundo continua muito longe de limitar o aumento da temperatura a 1,5º C, como
definido no Acordo de Paris.

Apoio

Para o chefe da ONU, as principais economias e membros do G20 devem liderar o caminho. Já os países em desenvolvimento, especialmente os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Sids, devem receber o apoio de que precisam.

Segundo ele, “a ciência e a economia são claras.” O carvão deve ser eliminado até 2030 nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Ocde, e em todos os outros países até 2040.  Os investimentos em carvão e outros combustíveis fósseis devem ser redirecionados para a transição energética.

Sobre investimento internacional, Guterres disse que todos os doadores e os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento devem dedicar metade de todo o seu apoio nesta área para projetos de adaptação e resiliência.

Além disso, os países desenvolvidos devem cumprir o compromisso de mobilizar US$ 100 bilhões por ano em financiamento para os países em desenvolvimento.

Banco Mundial
Investimentos em carvão e outros combustíveis fósseis devem ser redirecionados
para a transição energética.

Negociações

Por causa da pandemia de Covid-19, as negociações preparatórias para a COP 26 devem acontecer virtualmente.

Destacando todos os temas que precisam ser discutidos até novembro, Guterres disse que não se pode “sobrestimar a importância das negociações nos meses que se seguem.”

O secretário-geral disse que existirão desafios, mas que a comunidade internacional deve se adaptar. A ONU apoiará este processo de todas as formas possíveis e Guterres já deu ordens para que organização disponibilize escritórios em todo o mundo para permitir que os países participem das negociações.

Para terminar, António Guterres lembrou que o sucesso da conferência depende do engajamento positivo de observadores e outras partes interessadas, incluindo jovens, mulheres e povos indígenas. Segundo ele, quando se trata da emergência climática, “nenhuma voz e nenhuma solução devem ser deixadas para trás.”

 

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2021/02/1740842



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001