web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 19, 2021

Oito dias depois de levar multa, Refinaria Abreu e Lima é autuada por alteração na qualidade do ar


Segundo CPRH, ficou constatado aumento de emissão de gás sulfídrico, medido por parâmetros internacionais. Decisão foi anunciada nesta quinta (18), após denúncias de moradores.

Por G1 PE

Técnicos da CPRH fizeram coleta de dados sobre a qualidade dol ar em quatro estações na área da refinaria — Foto: CPRH/Divulgação
Técnicos da CPRH fizeram coleta de dados sobre a qualidade dol ar em quatro
estações na área da refinaria — Foto: CPRH/Divulgação

Oito dias depois de levar uma multa de R$ 50 mil por poluição atmosférica, a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, no Grande Recife, foi autuada novamente, nesta quinta (18) pela Agência Pernambucana de Meio ambiente CPRH). Segundo órgão, desta vez, ficou constatada uma alteração na qualidade do ar.

A CPRH vem recebendo denúncias de problemas na qualidade do ar feitas por moradores de prédios no entorno da refinaria.

Nesta quinta, pessoas que residem em um condomínio na Vila Califórnia relataram ao NE1, da TV Globo, que estão expostos a problemas de saúde.

De acordo com o Diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH, Eduardo Elvino, a autuação foi feita após a agência constatar alterações em parâmetros internacionais de emissão de gás sulfídrico. “Foram registrados picos fora do limite permitido, ao longo de dez dias”, afirmou.

Ele explicou que o monitoramento segue padrões americanos, já que o Brasil não dispõe de normas para fazer esse tipo de aferição.

“O comitê americano diz que o limite de emissão desse tipo de gás é de 11,25 microgramas por metro cúbico de material expelido. Chegamos a registrar 34 microgramas por metro cúbicos de material expelido”, declarou Elvino.

De acordo com ele, a autuação foi definida em virtude de a refinaria de ultrapassado o limite de emissão da substância em dias seguidos.

A partir desse índice, as pessoas começam a sentir o odor que sai da refinaria, de acordo com o gestor da agência. “Com a exposição prolongada, é possível que apareçam problemas de saúde”, comentou.

Além da autuação, a CPRH prepara uma nova multa para punir a refinaria mais numa vez. “Como houve reincidência, estamos avaliando o valor”, declarou.

Além disso, a agência estuda outras medidas, de imediato, para impor aos responsáveis pela empresa. “Podemos inclusive exigir que eles adotem a produção de petróleo com menos enxofre”, informou.

A partir de agora, as emissões serão medidas diariamente. “A refinaria terá 20 dias para fazer a defesa administrativa”, disse Eduardo Elvino.

Ele ressaltou que os outros parâmetros de emissão de gases estão de acordo com as normas internacionais.

Resposta

Por meio de nota, a Petrobras, responsável pela refinaria, disse que ainda não tinha sido notificada pela CPRH) a respeito de um segundo auto de infração. "A companhia exercerá seu direito de defesa no prazo legal, caso seja notificada", afirmou no comunicado.

Em relação ao auto de infração já recebido, a Petrobras afirmou que "está aguardando o fornecimento das informações técnicas do CPRH que subsidiaram a multa para apresentar suas manifestações dentro do prazo previsto na legislação".

A companhia afirmou também que "monitora a qualidade do ar da refinaria Abreu e Lima em tempo integral e que as análises demonstram que a ela opera dentro dos padrões ambientais estabelecidos pela legislação nacional".

Por fim, a Petrobras afirmou que "a refinaria opera normalmente e não há registro de nenhuma intercorrência na operação da unidade que possa colocar em risco a saúde da comunidade do entorno".

Multa

No dia 10 de fevereiro, a CPRH anunciou a multa a ser paga pela RNEST. O laudo técnico atestou que a poluição do ar “prejudica a saúde e o bem-estar da população”

Na mesma data. A agência informou que a empresa teria prazo de 20 dias, após a notificação, para apresentar defesa administrativa ao órgão ambiental.

Por meio de nota, a agência informou que o problema foi detectado em inspeções realizadas entre 25 de dezembro de 2020 e 13 de janeiro deste ano.

As vistorias ocorreram em quatro estações. A poluição atmosférica foi detectada apenas em duas: na Estação Cupe, na Vila Estaleiro, e na Estação Ipojuca, localizada na Escola Frei Otto, em Nossa Senhora do Ó.

Queixas

A queixa sobre a qualidade do ar foi tema de reportagens da TV Globo. Em janeiro de 2020, o NE 1 mostrou que moradores de condomínios da área denunciaram o cheiro de gás proveniente da refinaria. Eles relatam problemas como dor de cabeça, mal-estar, tontura e náuseas

 

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/02/18/oito-dias-depois-de-levar-multa-refinaria-abreu-e-lima-e-autuada-por-alteracao-na-qualidade-do-ar.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001