web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 23, 2021

Dia Mundial da Meteorologia celebra relação entre oceanos, clima e tempo


Em mensagem, secretário-geral da ONU diz que mudança climática está perturbando equilíbrio entre ar e mar; mudanças prejudicam ecossistemas marinhos, afetando centenas de milhões de pessoas; cidades costeiras e pequenas nações insulares estão ameaçadas.

ONU Costa Rica/Danilo Mora
O tema do Dia Mundial da Meteorologia foi selecionado para destacar o início da Década
das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável

Este ano, o Dia Mundial da Meteorologia, celebrado em 23 de março, é dedicado ao tema "O oceano, nosso clima e tempo."

Em mensagem sobre a data, o secretário-geral, António Guterres, diz que a relação entre o ar e o mar teve o equilíbrio perturbado pela mudança climática.

Impacto

Segundo ele, essas mudanças prejudicam os ecossistemas marinhos, reduzindo a capacidade do oceano de sustentar as centenas de milhões de pessoas que dependem dele.

Guterres afirma que o aumento do nível do mar, acelerado pelo derretimento das geleiras e calotas polares, representa uma ameaça para as grandes cidades costeiras e pequenas nações insulares.

O secretário-geral destaca ainda a importância da pesquisa científica e a melhor observação dos oceanos, dizendo que ampliam a compreensão das mudanças que estão ocorrendo. Segundo ele, somente entendendo e protegendo o planeta é possível garantir um futuro sustentável para a humanidade.

23 de março

O oceano tem um grande impacto no clima global e ancora a economia e a segurança alimentar em todo o mundo. A mudança climática está afetando fortemente o oceano, mas também aumentando os riscos para centenas de milhões de pessoas.

Os oceanos absorvem e transformam boa parte da radiação solar que atinge a superfície da Terra e fornece calor e vapor de água para a atmosfera. As correntes oceânicas circulam esse calor ao redor do planeta, moldando o clima da Terra em escalas globais e locais.

Fenômenos como o El Niño afetam as temperaturas, a precipitação e os padrões de tempestade em muitas partes do globo. No entanto, esse equilíbrio natural é cada vez mais distorcido pelos efeitos das atividades humanas.

O oceano absorve mais de 90% do excesso de calor retido pelos gases de efeito estufa, protegendo o planeta de aumentos ainda maiores de temperatura. No entanto, o aquecimento das águas e as mudanças na química dos oceanos já estão afetando os ecossistemas marinhos e as pessoas que dependem deles.

Gelo marinho

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas afirmou que o calor do oceano está em níveis recordes por causa das emissões de gases de efeito estufa, e a acidificação dos oceanos continua inabalável. O impacto disso será sentido por centenas de anos.

Taalas disse que o derretimento do gelo provoca profundas repercussões para o resto do globo, por meio da mudança dos padrões climáticos e da aceleração da elevação do nível do mar.

Em 2020, o mínimo anual de gelo marinho no Ártico estava entre os mais baixos já registrados, expondo as comunidades polares a inundações costeiras anormais e afetando setores como transporte marítimo e pesca.

Cerca de 40% da população global vive a 100 km da costa, por isso há uma necessidade urgente de proteção comunidades de perigos costeiros, por meio de sistemas aprimorados de alerta precoce.

Tema

O tema do Dia Mundial da Meteorologia foi selecionado para destacar o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que será marcada entre 2021 e 2030.

A “economia azul”, estimada entre US$ 3 e 6 trilhões por ano, responde por mais 75% do comércio mundial e fornece meios de subsistência para mais de 6 bilhões de pessoas.

Milhões de dólares em mercadorias e centenas de vidas ainda são perdidos no mar a cada ano devido às condições climáticas extremas, como ventos fortes, grandes ondas, nevoeiro, tempestades, gelo marinho e respingos congelantes.

Serviços

As restrições tecnológicas muitas vezes impedem a entrega eficaz de previsões aos navios. É necessário melhorar os serviços de apoio aos navegantes, alcançar um equilíbrio entre minimizar custos e rotas, maximizar a segurança e evitar condições climáticas perigosas.

Com o aumento das populações e do turismo nas áreas costeiras, a prestação de serviços de previsão costeira também é crítica. Portos ligados ao transporte de pessoas e mercadorias requerem previsões precisas para manter operações seguras e desenvolvimento econômico.

As comunidades em risco em áreas costeiras baixas, especialmente em países menos desenvolvidos, exigem alertas antecipados precisos sobre perigos, como ondas, tempestade, marés, níveis dos rios e até tsunami. A OMM está trabalhando para melhorar o alerta precoce para essas ameaças, especialmente em países vulneráveis.

Oceanos

Os avanços tecnológicos estão revolucionando a capacidade de monitoramento do oceano e a compreensão de seu papel no tempo e no clima.

Mas grandes lacunas geográficas e de pesquisa permanecem no Sistema Global de Observação dos Oceanos, que está lutando para atender à crescente demanda por previsões e serviços.

As tensões foram exacerbadas pela pandemia de Covid-19. Em março de 2020, governos e instituições oceanográficas retiraram quase todos os navios de pesquisa e também reduziram a capacidade dos navios comerciais de contribuir com observações do oceano e do clima.

Para a OMM, a necessidade de expansão de um sistema global de observação do oceano é clara e urgente.

 

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2021/03/1745262



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001