web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 14, 2021

Desigualdade é obstáculo para acesso universal à energia sustentável


Novo relatório mostra que mais de 1 bilhão de pessoas tiveram acesso à eletricidade em todo o mundo na última década; impacto financeiro da Covid-19 tornou serviços básicos inacessíveis para mais 30 milhões de cidadãos.

Unsplash/Les Corpographes Turbinas eólicas em uma estrada em Heijningen, na Holanda

Metas

O estudo é assinado pela Agência Internacional de Energia, AIE, Agência Internacional de Energia Renovável, Irena,  pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Desa, Banco Mundial e pela Organização Mundial da Saúde, OMS.

PMA/Hayat Al Sharif Cerca de 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a métodos de cozimento ecológicos,
que cumpram os critérios da OMS

Segundo o relatório, se os esforços em países com maiores déficits não forem intensificados, o mundo não deverá cumprir o objetivo de acesso universal à energia acessível, confiável, sustentável e moderna até 2030.

Progresso

O progresso desde 2010 foi significativo, mas desigual entre as regiões.

Mais de 1 bilhão de pessoas obtiveram acesso à eletricidade em todo o mundo na última década, mas o impacto financeiro da Covid-19 tornou os serviços básicos  inacessíveis para mais 30 milhões de usuários.

A maioria vive na África, com Nigéria, República Democrática do Congo e Etiópia indicando os maiores déficits, com a Etiópia substituindo a Índia no Top 3.

Globalmente, o número de pessoas sem acesso à eletricidade diminuiu de 1,2 bilhão em 2010 para 759 milhões em 2019.

Vários motivos contribuíram para essa descida. A eletrificação por meio de soluções descentralizadas renováveis, em particular, teve grande impulso.

Critérios

O número de pessoas conectadas a mini redes, por exemplo, mais que dobrou entre 2010 e 2019, passando de 5 para 11 milhões de pessoas.

A pesquisa afirma, no entanto, que com as medidas atuais 660 milhões de pessoas ainda não terão acesso em 2030, a maioria delas na África Subsaariana.

Ao mesmo tempo, cerca de 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a métodos de cozimento ecológicos, que cumpram os critérios da OMS.

Nessa área, praticamente não houve progresso desde 2010, levando a milhões de mortes a cada ano por respirar fumaça de cozinha. Sem ação rápida, o mundo ficará aquém de sua meta em 30% em 2030.

Na África Subsaariana, 910 milhões de pessoas não têm acesso a estes métodos de cozinha. Na República Democrática do Congo, Etiópia, Madagascar, Moçambique, Níger, Uganda e Tanzânia 5% da população ou menos têm este tipo de acesso.

Propostas

O relatório inclui várias propostas, destacando o aumento de energias renováveis​, que se mostraram mais resilientes durante a crise da Covid-19.

O setor teve um crescimento sem precedentes na última década, mas sua participação no consumo total permaneceu estável, já que este indicado cresceu a uma taxa semelhante.

Nesse momento, as energias renováveis ​​são mais dinâmicas no setor elétrico, atingindo cerca de 25% em 2018. Nos setores de aquecimento e transporte o progresso tem sido muito mais lento.

Pnud Iémen Nesse momento, as energias renováveis ​​são mais dinâmicas no setor elétrico, atingindo cerca
de 25% em 2018

Mais de um terço do aumento na geração de energia renovável em 2018 aconteceu no Leste Asiático, impulsionado por grandes aumentos de energia solar e eólica na China.

Bioenergia

No mesmo ano, em nível de país, os maiores avanços em energia renovável aconteceram na Espanha, devido à maior geração de energia hidrelétrica, seguida pela Indonésia, onde a bioenergia teve um grande crescimento.

Sobre financiamento, o relatório mostra que o apoio financeiro internacional continua concentrado em alguns países e não chega a muitos dos mais necessitados.

Os fluxos para os países em desenvolvimento em apoio à energia limpa e renovável alcançaram US$ 14 bilhões em 2018, com apenas 20% indo para os países menos desenvolvidos.

 

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2021/06/1752762



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001