web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 27, 2015

Conheça as 'linhas vermelhas' das negociações sobre o clima


A partir de segunda-feira, 195 países terão menos de duas semanas para alcançar em Paris um acordo mundial capaz de frear o aquecimento do planeta.

 

A F P 27/11/2015 - 11h18min

A seguir, as linhas vermelhas dos países-chave nestas negociações.

CHINA

É principal emissor mundial de gases de efeito estufa e está exposta a riscos climáticos (inundações, principalmente) e a enormes fenômenos de poluição do ar. Pequim se converteu num dos motores de busca de um acordo. A China, inclusive, aceitou a ideia de fazer um balanço de ações por país antes de 2020, data da entrada em vigor de um futuro acordo. Mas se opõe a uma revisão necessariamente em alta dos compromissos de redução das emissões por país. Pequim reluta a aceitar participar diretamente na ajuda financeira aos países vulneráveis como parte da ONU, apesar de ter se comprometido unilateralmente a doar 3 bilhões de dólares por ano aos países do sul para projetos climáticos.

ESTADOS UNIDOS

O presidente Barack Obama lidera uma postura positiva sobre o clima (plano de redução das emissões de usinas elétricas a carvão, oposição ao projeto do oleoduto gigante entre Canadá e Estados Unidos, por exemplo). Mas os Estados Unidos no momento não concretizaram sua promessa de doações para o Fundo Verde para o Clima.

Com um Congresso de maioria republicana, Obama evita se comprometer com objetivos numéricos que deverão ser ratificados pelos parlamentares. O que resta a ele é uma margem muito estreita para disposições de princípio que tenham um caráter vinculante, mas sem precisar do aval do Congresso. Washington também se opõe frontalmente à instauração de um regime de compensação financeiras ("perdas e danos") para os países fortemente afetados por catástrofes, reclamado por alguns dos mais vulneráveis.

ÍNDIA

Quarto maior emissor de gases do efeito estufa, segundo país mais populoso do mundo, a Índia ainda deve construir numerosas infraestruturas e possibilitar o acesso à eletricidade a 300 milhões de pessoas. Neste contexto, se nega a comprometer-se com uma data para o pico de suas emissões e pede ajuda tecnológica e financeira para poder optar por energias limpas em substituição ao carbono. Apesar de estar muito exposta aos riscos climáticos (degelo das calotas polares, alteração nas monções, inundações) e ser tão afetada quanto a China pela contaminação nas grandes cidades, a Índia não quer se ver obrigada a rever rapidamente seus compromissos e se opõe à menção de um objetivo a longo prazo de "descarbonização da economia" que implique o abandono progressivo das energias fósseis. Considera que os países ricos devem assumir grande parte do esforço.

ARÁBIA SAUDITA

Riad, membro do G20 e primeiro exportador de petróleo, assim como os demais países petroleiros, quer evitar por em risco a sua economia. Rejeita a "descarbonização" da economia mundial, o que seria um sinal claro às empresas e investidores, e exige a transferência de tecnologia. A Arábia Saudita também não quer uma revisão rápida dos objetivos dos países, o que aceleraria a dinâmica contra seus interesses. Tudo dependerá da capacidade de Riad de se juntar a outros países petroleiros.

AMÉRICA LATINA

Brasil e México são os principais emissores de gases que provocam o efeito estufa em uma região rica em biodiversidade, vulnerável à mudança climática que representa apenas 9% das emissões globais. A região chega com posturas variadas à COP21, desde a promessa da Costa Rica de alcançar a neutralidade de carbono em 2021 às dúvidas da Venezuela, país produtor de petróleo que não apresentou um compromisso nacional e que lidera a aliança bolivariana ALBA, que pede uma "justiça climática". O Brasil chega com a promessa ambiciosa de reduzir as emissões em 37% até 2025. Colômbia e México apresentaram compromissos que estão dispostos a melhorar caso recebam ajuda para projetos climáticos.

PAÍSES MAIS VULNERÁVEIS

As nações mais pobres (sobretudo da África e Ásia) e os Estados insulares estão muito expostos às mudanças climáticas e têm poucos recursos para adaptar-se à mesma (transferência de residências, infraestruturas, sistemas de alerta meteorológico, etc). Esperam garantias de acesso a financiamentos cada vez mais importantes para a adaptação e desenvolvimento de energias limpas. Uma ajuda insuficiente poderia levá-los a bloquear os debates. Alguns esperam ainda avanços em termos de "indenizações", mas os países ricos são reticentes na questão.

* AFP

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/11/conheca-as-linhas-vermelhas-das-negociacoes-sobre-o-clima-4917058.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001