web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 17, 2016

Prefeitura de Vitória rejeita proposta da Vale sobre pó preto em Camburi


Empresa tinha apresentado alternativas às medidas propostas pela capital. Objetivo era recuperar dano causado por minério na Praia de Camburi.

17/02/2016 07h25 - Atualizado em 17/02/2016 09h37

Vilmara Fernandes De A Gazeta

Final da Praia de Camburi, em Vitória (Foto: Vitor Jubini/ Arquivo A Gazeta: 09/07/2015)
Final da Praia de Camburi, em Vitória (Foto: Vitor Jubini/ Arquivo A Gazeta: 09/07/2015)

A Prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, rejeitou a proposta da Vale sobre a recuperação do dano ambiental causado por minério no final da Praia de Camburi. A empresa tinha apresentado alternativas a algumas medidas propostas pela prefeitura em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Diante da recusa, a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) e a Procuradoria municipal vão se reunir para definir o que será feito. “Vão avaliar os próximos passos a serem dados. Nós temos pressa”, disse o prefeito Luciano Rezende, informando que será dado à empresa o prazo solicitado para apresentar nova proposta. A empresa nega que tenha pedido prazo.

No final de 2015. a prefeitura enviou para a Vale uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que contemplava medidas para cessar a poluição e compensar os danos ambientais.

Segundo o prefeito, apenas duas medidas de recuperação da área foram aceitas pela empresa: o monitoramento da área de intervenção da praia e a recuperação da orla emersa. O restante, explicou, foi recusado pela Vale.

Luciana Rezende se refere às medidas compensatórias de controle da poluição atmosférica; a redução das medidas de proteção dos ecossistemas; as medidas de controle de resíduos sólidos e as demais medidas para reparar o passivo ambiental no final da praia.

Uma recusa que surpreendeu o prefeito. “Fiquei surpreso porque o clamor popular é enorme. Há um sentimento de basta sendo transmitido de toda forma e pensei que pudéssemos avançar, mas não foi o que aconteceu”, desabafou o prefeito.

Na proposta apresentada pela ´prefeitura, a areia do final da praia terá que ser trocada. Já o minério que está submerso no mar permaneceria no local até que fosse encontrada outra solução. Também foi proposto a criação de um parque, de uma unidade de conservação marinha e de recuperação da restinga da orla.

Em outro TAC, para controle do pó preto, foi pedido o enclausuramento das correias transportadoras de minério e a redução do tamanho das pilhas de minério. No mês de janeiro de 2016, a Semmam multou a Vale e a ArcelorMittal em R$ 34 milhões, cada uma, por poluir o ar e o mar da cidade. As duas empresas apresentaram recursos contra as multas.

Outro lado

A Vale informou que apresentou à Prefeitura de Vitória proposta de compensações relativas à recuperação do extremo Norte da Praia de Camburi. Como parte das iniciativas a serem implementadas estão a criação do Parque Marinho Vale, a recuperação da vegetação de restinga da orla e a avaliação da viabilidade da implantação do Parque Zé da Bola.

Além das medidas compensatórias propostas, estão previstas ainda a inserção de duas associações de catadores de resíduos de Vitória em programas de geração de renda e a elaboração de um plano de negócios para as associações.

Em reunião realizada ontem, a Vale informa que iniciou a discussão técnica das propostas para viabilizar a assinatura do Termo de Compromisso Ambiental. No que diz respeito às demais demandas da prefeitura, a empresa entende que não há correlação com a recuperação da área e que essas devem ser tratadas em fóruns específicos.

Destaca ainda que o projeto de recuperação da praia será executado de acordo com recomendação técnica do Iema, que contempla intervenção na área emersa e plano de monitoramento de água e de sedimentos. As medidas são de recuperação e compensação, conforme determinado pelo órgão na licença ambiental do complexo portuário.

Propostas municipais Camburi Final da praia A Vale terá que retirar 110 mil m³ de areia com minério do final da praia e recuperar a restinga do local. O minério submerso no mar permanecerá no local, temporariamente.

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/02/prefeitura-de-vitoria-rejeita-proposta-da-vale-sobre-po-preto-em-camburi.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001