web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 9, 2016

Poluição fina não causa só câncer de pulmão


A exposição a longo prazo a poluentes ambientais está associada com um maior risco de mortalidade por vários tipos de câncer.

09/05/2016 Redação do Diário da Saúde

Sempre se soube que poluição não faz bem, mas os riscos para a saúde da exposição prolongada ao material particulado fino parecem ser mais complexos do que se pensava e afetar as pessoas de formas diferentes.

A conclusão é de especialistas das universidades de Birmingham (Reino Unido) e Hong Kong, que publicaram os resultados na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, uma revista da Associação Norte-Americana para Pesquisas do Câncer.

Material particulado

Material particulado é o termo usado para descrever as partículas encontradas no ar, incluindo hidrocarbonetos e metais pesados produzidos por veículos, fábricas e usinas termoelétricas, entre muitas outras fontes.

Os pesquisadores estão particularmente interessados no material particulado muito fino, no qual as partículas têm com um diâmetro inferior a 2,5 micrômetros (PM2,5). Recentemente se demonstrou que essa poluição fina durante a gravidez aumenta o risco de autismo nas crianças.

O que se descobriu agora é que, para cada 10 microgramas por metro cúbico (µg/m³) de aumento à exposição à PM2.5, o risco de morrer de qualquer tipo de câncer aumenta em 22%.

No caso de doenças específicas, esse aumento está associado com um risco 42% maior de mortalidade por câncer no trato digestivo superior e um risco 35% maior de mortalidade por câncer nos órgãos digestivos acessórios, que incluem o fígado, vias biliares, vesícula biliar e pâncreas.

Homens e mulheres

Para as mulheres, a cada 10 µg/m³ de aumento à exposição à PM2.5 há um risco 80% maior de mortalidade por câncer de mama. Para os homens houve um aumento do risco de 36% de morrer de câncer de pulmão.

"A exposição prolongada a partículas tem sido associada com a mortalidade, principalmente, de causas cardiopulmonares e câncer do pulmão, mas tem havido alguns estudos que mostram uma associação com a mortalidade por outros tipos de câncer. Nós suspeitamos que estas partículas podem ter um efeito equivalente sobre os cânceres em outras partes do corpo," resumiu o professor Thuan Quoc Thach, coordenador do estudo.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=poluicao-fina-nao-causa-so-cancer-pulmao&id=11349



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001