web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 28, 2016

Rio de Janeiro está sem monitoramento da qualidade do ar há uma semana


O sistema de monitoramento da qualidade do ar no município do Rio de Janeiro (MonitorAr) está inoperante há uma semana. O desligamento temporário das estações, que foram instaladas no ano 2000, começou na sexta-feira (20) pelas estações de Irajá, Bangu Campo Grande e Pedra de Guaratiba, quando foi divulgado o último boletim, em que consta essas estações como “temporariamente desativadas”. Desde sábado (21) não há boletins da qualidade do ar.

De acordo com o professor Luiz Maia, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que participou dos estudos para a implantação do sistema, a interrupção traz prejuízos para o monitoramento, no momento em que a rede começava a ter dados satisfatórios sobre o tema.

“A prefeitura tem oito estações bem distribuídas e, no estado todo, o Inea [Instituto Estadual do Ambiente] tem 12 ou 13 estações automáticas, a rede foi ampliada para atender ao compromisso dos Jogos Olímpicos. A gente estava chegando a um ponto na região metropolitana como um todo de termos uma quantidade de estações, ainda não suficientes, mas satisfatória para começarmos a entender a poluição do ar do Rio, entender melhor as relações da qualidade do ar com a saúde”.

Maia explicou que a qualidade do ar na cidade do Rio de Janeiro também é influenciada pelas condições da região metropolitana. “A poluição gerada no Rio de Janeiro também se desloca para os municípios vizinhos, principalmente para o norte, tendo em vista que o nosso regime de circulação atmosférica tem um fator favorável, que é a brisa marítima, que normalmente empurra os poluentes para o norte durante o dia. Durante a madrugada ocorre o inverso, mais fraco, mas suficiente para transportar os poluentes do norte para o sul, trazendo as emissões de Duque de Caxias, por exemplo, onde tem o polo gás-químico”.

Como o monitoramento da qualidade do ar é caro e o estado tem outras prioridades, Maia teme que o sistema pare de funcionar definivamente após os Jogos Olímpicos na cidade. “Há o receio de que após os Jogos haja a interrupção. A série histórica, que faz a gente conhecer o comportamento dos poluentes, como eles variam ao logo do dia e dos meses, associados à situação meteorológica. Tudo isso é importante manter para se constituir uma série histórica para propor políticas públicas e contribuir efetivamente para a gestão da qualidade do ar”.

De acordo com Maia, a poluição do ar costuma piorar no inverno, quando ocorre uma estagnação do ar, redução da capacidade de dispersão atmosférica e inversão térmica, o que aumenta a concentração de poluentes. “A resposta do ser humano vai ser o agravamento e exacerbação de problemas de saúde, principalmente no trato respiratório. Isso tem registrado nos prontuários dos ambulatórios, hospitalizações também. Agora, a mortalidade é que é a grande questão, não temos estudos sobre isso ainda”.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou, por meio de nota, que a renovação contratual do MonitorAr ainda não foi feita. “Assim que os procedimentos internos da Controladoria-Geral do Município forem finalizados, os contratos serão renovados”.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/rio-de-janeiro-esta-sem-monitoramento-da-qualidade-do-ar-ha-uma-semana



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001