web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 12, 2016

Poluição deixou SP com apenas oito dias de ar considerado bom em julho


No mesmo mês do ano passado tinham sido 13 dias de ar bom. Dias de ar ruim com excesso de partículas de poluente mais que dobraram.

O tempo seco que toma conta da Grande São Paulo desde o meio de junho derrubou aqualidade do ar nas últimas semanas. Em julho, a região metropolitana teve apenas 8 dias com ar considerado bom em relação a material particulado, que é a poeira formada especialmente pela queima de combustíveis. Em julho do ano passado, foram 13 dias de ar bom. A diferença é de 38,4% para pior.

Já os dias com qualidade moderada cresceram de 16 para 18 e os dias com qualidade ruim, de 2 para 5. Os dados são da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) e consideram as medições nas 23 estações de medição da Grande São Paulo. Se em determinado dia uma estação registra qualidade ruim, e as outras 22 qualidade boa, o dia fica com classificação ruim no registro da Cetesb.

Segundo o meteorologista Thomáz Garcia, do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, há uma situação de bloqueio atmosférico sobre o estado de São Paulo que dificulta a penetração de frentes frias e umidade, o que impacta diretamente no aumento da poluição. Tanto que o mês de julho teve apenas 6,6 mm de chuva na capital, apenas 8% dos 75,3 mm de julho do ano passado.

Esse bloqueio cria um cenário de maior amplitude térmica. A mínima média pela manhã foi de 12,4ºC, menor que os 13,5ºC de julho de 2015. Como o ar frio é mais pesado, ele permanece próximo ao solo, evitando a dispersão dos poluentes.

De acordo com Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, o material particulado pode causar os mesmos danos à saúde que o cigarro, em especial aumento de inflamação do pulmão e outras doenças respiratórias. Dependendo do nível de exposição, pode ainda causar problemas como pressão arterial.

Padrão

O mês de julho teve três dias com ultrapassagens do padrão mínimo de qualidade do ar considerado saudável pelo governo do estado de São Paulo – de 120 microgramas por metro cúbico de ar. Isso ocorreu entre os dias 11 e 15, duas vezes na estação de medição de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, e uma vez em Osasco, na região metropolitana.

Segundo Saldiva, esse número de dias de ar considerado fora dos padrões caso a Cetesb usasse o índice da Organização Mundial da Saúde, que é de 50 microgramas por metro cúbico. Em 2013, o governo estadual fez uma pequena redução do parâmetro, que era de 150 microgramas por metro cúbico. A meta é chegar aos 50 indicados pela OMS, mas não há data para isso ocorrer.

A piora na qualidade do ar em julho constatada nas medições da Cetesb é insuficiente para avaliar se há tendência de aumento ou diminuição dos níveis de poluição no médio e longo prazo, segundo a companhia. “Para este tipo de estudo são necessárias comparações de dados em séries históricas mais longas”, afirma a Cetesb.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/08/poluicao-deixou-sp-com-apenas-oito-dias-de-ar-considerado-bom-em-julho.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001