web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 6, 2016

Poluição do ar afeta o cérebro e pode contribuir para o Alzheimer


Pela primeira vez, pesquisa encontra nanopartículas de poluentes em tecido cerebral.

 

por O GLOBO

06/09/2016 8:38 / Atualizado 06/09/2016 8:43

A poluição do ar é apontada como vilã para doenças doenças cardíacas e respiratórias, mas seus efeitos sobre o organismo humano podem ser ainda mais profundos, incluindo o desenvolvimento do Alzheimer. Pela primeira vez, pesquisadores encontraram pequenas partículas metálicas, oriundas de poluentes, no cérebro humano. 

— Nossos resultados indicam que nanopartículas de magnetita na atmosfera podem entrar no cérebro humano, onde elas podem apresentar riscos para a saúde humana, incluindo condições como a doença de Alzheimer — afirmou a professora Barbara Maher, da Universidade Lancaster, no Reino Unido, e coautora de estudo publicado nesta segunda-feira na “Proceedings of the National Academy of Sciences“.

Os pesquisadores analisaram tecidos de 37 indivíduos, entre 3 e 92 anos, que viveram em Manchester, na Inglaterra, ou na Cidade do México, capital mexicana conhecida pelos altos níveis de poluição atmosférica. De acordo com Barbara, as nanopartículas de magnetita são tóxicas e implicadas na produção de radicais livres no cérebro, o que está associado ao surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

As nanopartículas foram identificadas por meio de análise espectroscópica. Diferente de partículas angulares, que poderiam ser formadas naturalmente, a maior parte delas era esférica, com diâmetro de até 150 nanômetros e superfícies fundidas, características de formação em altas temperaturas, como na combustão de motores e queimadas.

As nanopartículas esféricas de magnetita normalmente eram acompanhadas por outros metais, como platina, níquel e cobalto.

— As partículas que encontramos são muito semelhantes àquelas abundantes na poluição atmosférica de espaços urbanos, especialmente perto de ruas movimentadas, formada pela combustão ou aquecimento por fricção de motores e freios de veículos — disse Barbara.

Relatório divulgado em maio deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% da poluição urbana global está exposta a poluentes em quantidade superior ao recomendado. E partículas menores que 200 nanômetros são pequenas o suficiente para entrar no cérebro diretamente pelo nervo olfatório, que capta o ar respirado.

— Esta descoberta abre caminho para um novo ramo de pesquisas sobre a possibilidade de fatores de riscos ambientais para diferentes doenças no cérebro — disse David Allsop, pesquisador sobre Alzheimer da Universidade Lancaster e coautor da pequisa.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/poluicao-do-ar-afeta-cerebro-pode-contribuir-para-alzheimer-20058652#ixzz4JUCOcwmO



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001