web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 28, 2016

Transportes: Programa Ambiental da ONU pede mais investimento em pessoas do que em carros


Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) mostra que mais investimento em infraestrutura para pedestres e ciclistas ajudaria a salvar milhões de vidas e a reduzir emissões de gases. Segundo o documento, 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito, sendo 49% pedestres, ciclistas e motociclistas.

 

Mãe e filho usam bicicleta no Zimbábue - Foto: UNICEF/Tsvangirayi Mukwazhi

Mãe e filho usam bicicleta no Zimbábue – Foto: UNICEF/Tsvangirayi Mukwazhi

 

 

A falta de investimentos em calçadas seguras e na infraestrutura para bicicletas contribui para a morte de milhões de pessoas em acidentes de trânsito em estradas inseguras e mal projetadas, além de desperdiçar uma grande oportunidade de lutar contra as mudanças climáticas. Esta é a conclusão de um relatório sobre meio ambiente lançado pelas Nações Unidas no último dia 20.

O documento Global Outlook on Walking and Cycling (Panorama Global de Caminhada e Ciclismo, em tradução livre), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mostra que mais investimento neste tipo de infraestrutura ajudaria a salvar milhões de vidas e a reduzir emissões de gases.

De acordo com o relatório, 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito, sendo 49% pedestres, ciclistas e motociclistas. Quatro países africanos estão entre os mais perigosos para se caminhar ou pedalar: 66% dos casos atingiram pedestres e ciclistas no Malauí, 61% no Quênia, 53% na África do Sul e 49% em Zâmbia e no Nepal.

“As pessoas estão arriscando suas vidas cada vez que saem de casa”, afirmou o diretor-executivo do PNUMA, Erik Solheim, em comunicado distribuído à imprensa. “Mas não se trata apenas de acidentes. Projetar sistemas de transportes focados em veículos coloca mais carros nas ruas, aumentando as emissões de gases de efeito estufa e a poluição atmosférica. Precisamos colocar as pessoas e não os carros em primeiro lugar nos sistemas de transporte”, afirmou.

O relatório aponta que o transporte motorizado é responsável por 23% das emissões totais de gás carbono, o principal componente que acelera o efeito estufa. Se os números atuais se mantiverem, o transporte motorizado será responsável por 1/3 das emissões de gás carbono até 2050.

Estima-se que a má qualidade do ar, provocada em parte pela emissão da frota de veículos, provoca a morte prematura de 7 milhões de pessoas por ano e aumenta problemas de saúde como bronquite, asma, doenças cardíacas e danos cerebrais.

A frota mundial de carros particulares deve triplicar até 2050, com a maior parte dos novos veículos em circulação em países em desenvolvimento, que já possuem a maior incidência de mortos e feridos nas ruas. Além de aumentar as mortes no trânsito, isto tornará mais difícil que o mundo consiga evitar que a temperatura aumente menos de 2 graus Celsius.

O PNUMA pediu que os países invistam pelo menos 20% do orçamento de transporte em infraestrutura para pedestres e ciclistas para salvar vidas, reverter a poluição e diminuir as emissões de gás carbono, que têm aumentado mais de 10% ao ano.

“A menos que tenhamos ruas mais seguras, estima-se que em 10 anos 13 milhões de pessoas morram em acidentes de trânsito – mais do que a população inteira da Bélgica. O impacto humano é horrível, mas o impacto da sobrevivência de todos nós não pode ser ignorado”, afirmou Solheim.

O Programa da ONU também pede que os países desenvolvam políticas locais e nacionais para transporte não motorizado, com especial atenção a usuários mais vulneráveis deste tipo de transporte, como mulheres, crianças, idosos e pessoas com dificuldades motoras.

A pesquisa investigou o progresso de infraestrutura para pedestres e ciclistas em 20 países de baixa e média renda na África, Ásia e América Latina, onde o dobro de pessoas morre em acidentes de trânsito em comparação a países com maior renda.energiaenergiacesse o document na íntegra, em inglês, aqui.

 

Fonte : https://nacoesunidas.org/transportes-programa-ambiental-da-onu-pede-mais-investimento-em-pessoas-do-que-em-carros/

 



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001