web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 4, 2016

Só os moradores vão poder estacionar em Madrid


A ideia ainda é apenas um esboço, mas pretende diminuir os níveis de poluição no centro da cidade através da redução do espaço de estacionamento e o número de veículos em circulação.

A Câmara Municipal de Madrid apresentou esta quarta-feira o primeiro esboço do Plano de Qualidade do Ar e Mudança Climática, composto por 30 medidas que têm como objectivo reduzir o número de carros e a poluição na cidade. Três das medidas que estão a gerar polémica são a criação de zonas de estacionamento prioritárias para os residentes na cidade, a redução das vias dedicadas ao transporte privado e a redução da velocidade de circulação na estrada M-30 de 90 para 70 km/h.

REUTERS/PAUL HANNA

O plano, a ser aprovado no início de 2017 e que entraria em vigor em Janeiro de 2018, vem no seguimento de um alerta que a União Europeia fez a Madrid por esta “superar sistematicamente os limites de poluição permitidos e pôr em risco a saúde dos cidadãos”, explicou Inés Sabanés, vereadora do Ambiente da Câmara de Madrid, ao jornal El País. José Manuel Calvo, delegado da Área de Desenvolvimento Urbano Sustentável, disse à mesma publicação que, para reduzir as emissões provenientes do tráfego rodoviário se deu na quarta-feira “um passo fundamental” com a apresentação do plano. “O veículo privado a motor é um dos meios de transporte menos utilizados, já que apenas 25% (das pessoas) o utilizam para se deslocarem, mas ocupa 60% do espaço público”, alegou, referindo-se aos espaços de estacionamento.

Por isso, a ideia é converter o centro de Madrid numa área prioritária para a circulação e o estacionamento dos veículos dos moradores. O perímetro dessa área seria delimitado pelas ruas Alberto Aguilera, Carranza, Sagasta e Génova, o Paseo de Recoletos, o Paseo del Prado, as Rondas de Atocha, Valencia e Toledo, a Gran Via de São Francisco, a rua de Bailén e o cruzamento das ruas San Vicente e Princesa. Nalguns bairros desta zona só se poderia circular a uma velocidade máxima de 30 km/h. As pessoas que moram fora deste perímetro teriam de deixar os seus veículos em estacionamentos públicos e depois usar outros transportes, como bicicletas, autocarros ou comboios, para circularem dentro de Madrid. A medida viria afectar as grandes artérias da capital, como a Castellana, Serrano, Velásquez, Príncipe de Vergana, Bravo Murillo, Santa Engracia, entre outras.

Em Lisboa também já se aposta nos parques dissuasores, os quais vão contar com um incremento, segundo anunciou a Câmara Municipal de Lisboa, para incentivar a uma maior adesão aos transportes públicos.

A Câmara de Madrid acredita que, com estas medidas, o tráfego poderia “redistribuir-se” por outras vias paralelas e estradas menos utilizadas da capital. A Gran Via de Madrid, a principal artéria que liga a cidade de este a oeste, e onde passam diariamente cerca de 50 mil carros, também não está excluída do plano já que no próximo ano a Câmara quer “estudar” a sua inclusão na área do tráfego limitado.

A ideia suscitou críticas do Partido Popular (PP) que considera que o plano virá gerar um “colapso” do tráfego. “A restrição massiva no interior da M-30 vai provocar um colapso e um problema para todos os madrilenos que necessitam de se deslocar”, acusou Borja Carabante, vereador do PP, ao ABC.es. O vereador Sergio Brabezo, do partido Ciudadanos, disse à mesma publicação que o Plano de Qualidade do Ar é “oportunista”, “pouco ambicioso” e “tardio".

Por outro lado, Miguel Capó Martí, professor da Universidade Complutense de Madrid e autor do livro Principios de Bioética Global, garantiu ao ABC.esque, apesar das críticas da oposição, algumas das medidas estruturantes propostas pela Câmara são positivas. “A uma menor velocidade, e com a marcha adequada, consome-se menos e, por conseguinte, polui-se menos”.

Texto editado por Ana Fernandes

Fonte: https://www.publico.pt/mundo/noticia/so-os-madrilenos-vao-poder-estacionar-em-madrid-1749868



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001