web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 18, 2016

Negociações climáticas bloqueadas numa COP22 agitada por Trump


As negociações de quase 190 países se encerram nesta sexta-feira em Marrakech na conferência climática da ONU, sem avanços expressivos, mas tendo reafirmado a sua determinação em aplicar o Acordo de Paris, apesar da incerteza criada pela eleição do "climatocético" Donald Trump.

"Os progressos não foram espetaculares (...) mas pelo menos não houve bloqueio", disse o representante de Granada, em nome dos pequenos Estados insulares.

"As discussões foram construtivas, mas também um pouco caóticas, e há muito a fazer", admitiu um negociador europeu. "O Acordo de Paris decidiu o que fazer, as discussões na COP22 têm-se centrado sobre a forma de fazê-lo", disse ele.


AFP / FADEL SENNA Membros de delegações internacionais da COP22 brincam com um globo gigante, em Marrakech, no dia 18 de novembro de 2016

Como garantir que os 100 bilhões de dólares anuais prometidos aos países em desenvolvimento serão aplicados em 2020? Como preparar a cúpula de 2018, quando a primeira avaliação das ações dos países deve ser feita?

Quais informações os Estados terão de fornecer sobre a sua política de ação climática para tornar o processo o mais transparente possível?

No Acordo de Paris, assinado em 2015, a comunidade internacional estabeleceu uma meta de conter o aumento global dos termômetros "bem abaixo dos 2°C" e revisar para cima os compromissos dos países, atualmente insuficientes para atender este limite.

Os países desenvolvidos também se comprometeram a ajudar os países em desenvolvimento a limitarem as emissões de gases do efeito estufa e a se protegerem dos impactos do aquecimento (secas, inundações, elevação do nível do mar, entre outros).

O apoio, além de financeiro, abrangerá também a transferência de tecnologia e conhecimento.

Em Marrakech, além das questões processuais essenciais com mais de 190 países ao redor da mesa, o financiamento tem sido uma questão sensível.

"Cerca de 20 bilhões de dólares em 2020 para as ações de adaptação (sistemas de alerta meteorológico, irrigação, acesso a água potável, represas, etc.), é totalmente inadequado", comentou Liz Gallagher, da ONG 3G.

"Há um monte de projetos de adaptação que precisam de financiamento, e isso é um dos pontos de discussão nesta COP", concordou nesta sexta-feira Salaheddine Mezouar, o ministro das Relações Exteriores marroquino, que preside os debates. "Marrakech ajudou a fazer com que a questão seja tida em conta", acrescentou.

Ilhas Fiji à frente da COP23

Para defender sua causa, os países em desenvolvimento destacam a última avaliação do Programa Ambiental da ONU, que estima as necessidades para as ações de adaptação em entre 140 e 300 bilhões por ano até 2030.

Na "proclamação de Marrakech", publicada quinta-feira e aprovada por todos os Estados, figura um apelo para "aumentar o montante, os pagamentos e o acesso ao financiamento para projetos climáticos".

"Nós, chefes de Estado, de Governo e delegações reunidos em Marrakech (...) solicitamos um compromisso político máximo para a luta contra as mudanças climáticas", afirma o texto.

Esta declaração é também uma resposta à eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, que chamou as mudanças climáticas de farsa durante sua campanha.

No momento em que as discussões técnicas acabavam de começar, a eleição de um presidente americano "climatocético" foi um choque para os negociadores, que queriam celebrar a entrada em vigor do Acordo de Paris, efetivo desde 4 de novembro.

AFP / FADEL SENNAO primeiro-ministro de Fiji, Frank Bainimarama (D), e o presidente da COP22, Salaheddine Mezouar, em Marrakech, no dia 18 de novembro de 2016

Mas a ansiedade e uma vontade inabalável de seguir em frente superou os temores.

"A política da China permanece inalterada (...), a vontade da China de trabalhar com outros países continua, e eu acredito que um líder sábio vai seguir o caminho global e histórico" da luta contra o aquecimento global, declarou na quinta-feira Xie Zhenhua, O negociador chinês.

O Reino Unido ratificou o Acordo de Paris na quinta-feira, elevando o total de países que o fizeram para 111.

Nesta sexta, as Ilhas Fiji, particularmente expostas às mudanças climáticas, anunciaram que seriam os organizadores da COP23 no final de 2017.

No entanto, por razões logísticas, a cúpula será realizada excepcionalmente em Bona (Alemanha), que abriga a sede da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Como "pequeno Estado insular do Pacífico, precisamos mostrar ao mundo os problemas que estamos enfrentando", disse o primeiro-ministro de Fiji, Frank Bainimarama.

Fonte: https://www.afp.com/pt/noticia/57/negociacoes-climaticas-bloqueadas-numa-cop22-agitada-por-trump



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001