web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 8, 2014

Brasil é destaque em relatórios internacionais sobre redução de emissões na atmosfera


País foi o que mais reduziu desmatamento em todo o mundo, contribuindo para frear o aquecimento global.

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente o Brasil apareceu como destaque positivo em dois relatórios que descrevem o país como o que mais reduziu o desmatamento no planeta nos últimos anos, sendo assim o que também mais contribuiu com os esforços para cortar as emissões de carbono, apontadas como responsáveis pelo aquecimento global.

O primeiro relatório, publicado na edição desta semana da revista “Science”, analisa a série de políticas e fatores internos e externos que levaram a uma redução de 70% na taxa de desmatamento da Amazônia em 2013, na comparação com a média registrada entre 1996 e 2005.

Já o segundo relatório, produzido pela organização americana União de Cientistas Preocupados (UCS, na sigla em inglês) e divulgado durante reunião da Organização das Nações Unidas para discutir as mudanças climáticas, em Bonn, na Alemanha, traz informações sobre a luta contra o desmatamento em 17 países em desenvolvimento e com florestas tropicais, na África, na América do Sul e no Sul e Sudeste da Ásia. O documento usa estatísticas semelhantes para colocar o Brasil como o maior exemplo de sucesso nesse esforço.

Segundo a análise publicada na “Science”, desde 2004 a conjunção de políticas públicas ousadas, instalação e ampliação de unidades de conservação, maior fiscalização e punição de irregularidades, além do avanço na produtividade, da rejeição do mercado a produtos provenientes de áreas desmatadas e das seguidas crises financeiras globais, que diminuíram a demanda por commodities como soja e carne, salvaram do corte mais de 86 mil quilômetros quadrados de floresta no Brasil, ou o equivalente a quase 14,3 milhões de campos de futebol. Os cientistas calculam que isso teria impedido que 3,2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono chegassem à atmosfera.

— O Brasil é apontado como um dos favoritos para ganhar a Copa do Mundo, mas também está liderando o mundo na mitigação das mudanças climáticas — elogiou Daniel Nepstad, principal autor do artigo na “Science” e também do mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC). — Um dos maiores desafios globais atuais é produzir mais comida, para mais pessoas, em áreas menores de terra, enquanto interrompemos e revertemos a perda de florestas tropicais. O Brasil mostrou ao mundo que isso pode ser feito.

Enquanto isso, o relatório divulgado em Bonn destacou como o país conseguiu sair da liderança mundial no desmatamento e do consequente terceiro lugar no ranking global das emissões, que ocupava entre o fim dos anos 90 e o início dos 2000, para se tornar um exemplo de sucesso para todo o planeta. “As mudanças na Amazônia Brasileira na última década e a contribuição que isso teve para frear o aquecimento global são sem precedentes”, afirmam os autores, liderados por Doug Boucher, diretor da Iniciativa para o Clima e Florestas Tropicais da UCS.

Mas nem tudo são flores no caminho do Brasil. Também entre os autores do artigo na “Science”, Ane Alencar, diretora do programa “Cenários para a Amazônia”, do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (Ipam), lembra que a taxa de desmatamento na região voltou a crescer no ano passado, indicação de que os fatores que levaram à sua redução começam a perder força.

— Em um cenário onde o aumento de produtividade está atingindo o limite, a demanda por commodities volta a subir e só temos políticas punitivas, chegaremos a um ponto em que não será mais possível manter estes bons resultados e veremos uma retomada do desmatamento — alerta.

Ontem, o cacique Raoni, que participou, em Paris, de eventos pelo meio ambiente, voltou a criticar o desmatamento da região:

— O desmatamento pode ter caído, mas continua. Muitos jovens estão preocupados com a invasão do homem branco.

por Cesar Baima - Jornal O GLOBO

Publicado em: 06/06/2014 6:00 / Atualizado em: 06/06/2014 8:04



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001