web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Dez 12, 2016

Zero quer Lisboa e Porto com planos de contingência em caso de elevada poluição do ar


(Arquivo) © RAFAEL MARCHANTE / REUTERS

12.12.2016 11h59

A associação ambiental Zero defendeu hoje que Lisboa e Porto deviam ter planos de contingência para situações de elevada poluição do ar, à semelhança do que aconteceu em Paris, disse hoje a vice-presidente da Zero, Carla Graça.

"Aquelas cidades deviam ter um plano que permita, em caso de ocorrência de elevada poluição do ar, retirar carros dos centros urbanos, porque estamos, essencialmente, a falar de [poluição causada por] tráfego automóvel", disse a ambientalista à agência Lusa.

Carla Graça recordou que, na semana passada, várias cidades europeias, como Paris, Lyon, Londres e Bruxelas, atingiram concentrações elevadas de partículas e de dióxido de azoto e tiveram de acionar medidas como a circulação de veículos automóveis com matrículas alternadas (par num dia, ímpar no dia seguinte) ou a disponibilização de transportes públicos gratuitos durante vários dias.

"Estes episódios também já tiveram lugar em Madrid há algumas semanas, tendo sido ativado um plano que incluía a redução de velocidades e a proibição de estacionamento no interior da cidade", refere a Zero em comunicado.

Carla Graça disse à agência Lusa que estes planos "não existem" por cá e frisou que Lisboa e Porto "são as principais zonas onde ocorrem elevados números de concentração de partículas e de dióxido de ozono".

Segundo a associação refere no comunicado, Lisboa e Porto "têm sistematicamente apresentado ultrapassagens dos valores-limite de alguns poluentes do ar" e, por vezes, têm "circunstâncias meteorológicas semelhantes às verificadas na passada semana noutras cidades europeias".

Para a ambientalista, "devia haver algum cuidado e prevenção", porque são elementos poluentes que causam "doenças crónicas que têm custos para as pessoas e para o erário público".

"Há aqui um longo percurso a desenvolver", afirmou.

A vice-presidente da Zero criticou, ainda, a falta de informação ao público sobre qualidade do ar, exemplificando que no domingo apenas 46% dos dados estavam disponíveis.

"O próprio site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) não disponibiliza toda a informação. Mais de metade dos dados não existem", afirmou


Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-12-12-Zero-quer-Lisboa-e-Porto-com-planos-de-contingencia-em-caso-de-elevada-poluicao-do-ar


Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001