web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Dez 22, 2016

Parlamento Europeu critica testes de emissões pouco exigentes


Um relatório critica alguns Estados-membros pelo atraso na adopção de testes de emissões mais exigentes. Já a Comissão Europeia quer impor, já a partir de Setembro, normas anti-poluição mais rígidas.

 

 

António Sousa Pereira

As autoridades europeias parecem empenhadas em eximir-se de responsabilidades na problemática das emissões poluentes dos veículos automóveis. Depois de a Comissão Europeia (CE) ter intentado procedimento legal contra sete Estados-membros, por não supervisionarem devidamente as emissões dos veículos, vem agora o Parlamento Europeu (PE) acusar alguns países de terem permitido que os poluentes superem os limites legalmente definidos, como forma de protegerem a poderosa indústria automóvel europeia após a crise financeira de 2008.

Estas são as conclusões preliminares de um relatório elaborado na sequência de uma investigação levada a cabo pelo PE, cujo formato definitivo será votado já no início de 2017, e que recomenda que a CE passe a ter um só comissário responsável pelas políticas da qualidade do ar e das fontes de poluentes. No documento, a que a agência Reuters teve acesso, poder-se-á ler ainda que vários Estados-membros, incluindo Itália, França e Espanha, terão propositadamente atrasado a implementação de testes mais estritos, apesar de estar provado que tal procedimento permitiu que as emissões de poluentes superassem os limites legais em vigor. O deputado europeu holandês Gerben-Jan Gerbrandy foi mesmo mais longe: “Em 2012, havia já sinais claros de que algo estava errado com as emissões dos automóveis a gasóleo. O Dieselgate [n.d.r.: escândalo das emissões protagonizado pelo Grupo VW] não teria acontecido se os nossos governos nacionais e a Comissão Europeia tivessem agido.”

Recorde-se que, na próxima quinta-feira, a CE reúne com representantes dos 28 países da União para decidir acerca da implementação de testes de medição de consumos e emissões em estrada, que complementem os actualmente realizados em condições laboratoriais. A medida prevê, igualmente, a avaliação, a partir de Setembro de 2017, das partículas ultrafinas, nefastas para a saúde, emitidas pelo motores de injecção directa de gasolina de nova geração – algo que os fabricantes pretendem que só seja posto em prática a partir de 2019, alegando a ACEA (associação dos construtores de automóveis europeus) que as incertezas nesta matéria acabaram por não permitir que o tempo que medeia até Setembro próximo seja suficiente para se proceder às obrigatórias alterações técnicas.

A CE contesta, lembrando que há muito que as suas intenções são claras: a saúde pública é prioritária, pelo que as marcas já deveriam ter começado a desenvolver modelos com menores emissões de partículas – mesmo sabendo que soluções relativamente económicas, como os filtros de partículas para motores a gasolina, já existem e são capazes de reduzir em cerca de 90% as emissões de partículas, face aos motores da geração anterior.

Ao que tudo indica, Alemanha e França estarão na disposição de apoiar a intenção da CE, de impor normas de emissões mais exigentes a partir de 2017, mas não é certo que Itália, Espanha e alguns países do Leste Europeu sigam pelo mesmo caminho, antevendo-se, por isso, uma votação muito renhida.

 

Fonte: http://observador.pt/2016/12/21/parlamento-europeu-critica-testes-de-emissoes-pouco-exigentes/


 



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001