web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Fev 6, 2017

UE pede mais esforços ambientais à Espanha em água, ar e resíduos


A Comissão Europeia (CE) pediu nesta segunda-feira que seus países melhorem a aplicação de sua política meio ambiental nos países da União Europeia (UE), e pediu especificamente à Espanha mais esforços em gestão de água e resíduos, na qualidade do ar e em adaptar sua tributação ao meio ambiente.

"A Espanha se destaca na UE por seu capital natural, que oferece oportunidades, mas também implica uma responsabilidade especial. A Espanha enfrenta grandes desafios nos âmbitos da gestão de água e dos resíduos, assim como da qualidade do ar", afirmou o comissário europeu do Meio Ambiente, Karmenu Vella, na apresentação de um relatório sobre o tema.

Bruxelas, que iniciará agora uma rodada de contatos com os 28 Estados-membros para discutir como aplicar as normas europeias de maneira eficiente, acrescentou que a "coordenação e cooperação entre as diferentes administrações públicas" espanholas deveriam reforçar e integrar ainda mais o "desenvolvimento sustentável".

Em sua avaliação, o Executivo comunitário destaca como o primeiro dos "desafios" a gestão de água. Apesar de a Espanha apresentar "taxas muito elevadas" em qualidade de água potável, segue "enfrentando o desafio de dissociar o crescimento econômico da gestão de água", acrescenta.

"Setores como a agricultura, o turismo e a energia dependem enormemente do fornecimento de água", destaca a CE, que propõe um sistema de tarifação diferente e que incentive a reutilização das águas residuais, assim como "uma maior transparência dos preços e as subvenções e a modernização dos sistemas de irrigação".

Com relação ao entorno marinho, a CE detecta ameaças à biodiversidade no litoral Atlântico derivadas da superexploração pesqueira e a poluição por acidentes como os vazamentos de petróleo.

No Mediterrâneo, as ameaças provêm da contaminação terrestre, "o lixo marinho, a superexploração pesqueira e a degradação de habitats essenciais".

A Espanha também deveria se aplicar mais, acrescenta a Comissão Europeia, na qualidade do ar, que continua sendo "preocupante", particularmente em relação ao dióxido de nitrogênio", assim como na gestão do trânsito nas principais áreas metropolitanas do país.

A CE também critica a tributação ambiental espanhola, onde as receitas na última década "continuaram entre as mais baixas da UE", com 1,85% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, frente à média de 2,46% na UE.

O país também fica atrás na gestão de resíduos, onde "55% dos resíduos municipais ainda são depositados em lixões", muito longe dos 28% de média da UE.

"No ritmo atual de 33% (16% de reciclagem e 17% de compostagem), a Espanha deve intensificar notavelmente seus esforços para alcançar o objetivo de reciclagem da EU, de 50% dos resíduos municipais antes de 2020", acrescenta o relatório.

Mas Bruxelas se fixa também em "enfoques inovadores" da gestão de meio ambiente na Espanha, que poderiam ser compartilhados "mais amplamente com outros países".

Nesse sentido se destacam, entre outros, o uso de rótulos ecológicos, o modelo de sustentabilidade urbana e as avaliações de impacto ambiental e estratégicas para consultar projetos e planos autorizados pela Administração geral do Estado, resume a CE.

 

Fonte: https://noticias.terra.com.br/ciencia/ue-pede-mais-esforcos-ambientais-a-espanha-em-agua-ar-e-residuos,cd91378f834ec4dafa20a73f52939d6cyabccdwg.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001