web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 7, 2017

Gelo só se salva se aquecimento global não exceder 1,5ºC


Se termómetro ganhar 2ºC as hipóteses do Polo Norte desce para 60%

Limitar o aquecimento global a 1,5 graus centígrados (ºC) em relação ao nível anterior à Revolução Industrial permitiria salvar o gelo do Ártico, estimaram cientistas em estudo divulgado esta segunda-feira na revista Nature Climate Change.

Pelo contrário, se o termómetro ganhar 2ºC, as hipóteses de o Polo Norte se manter gelado desce para cerca de 60%, acrescentaram os investigadores James Screen e Daniel Williamson, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

A comunidade internacional acordou, no final de 2015, em Paris, em conter o aquecimento global, provocado pelos gases com efeito de estufa, "bem abaixo de 2ºC" e continuar a "ação para o conter em 1,5ºC".

Se este objetivo dos 1,5ºC for atingido, "isso poderá de certa maneira impedir que a região ártica perca toda a sua camada de gelo", sublinharam.

O gelo do Ártico é essencial à sobrevivência de espécies. Contribui também para travar o aquecimento global ao reenviar a radiação solar para o espaço e impedir o calor do oceano de aquecer o ar. Se este espelho gigante de gelo for substituído pelo oceano azul, a radiação solar é absorvida, o que acelera as alterações climáticas.

Mas a tendência de recuo da superfície gelada é nítida. O seu mínimo foi em 2012, quando se ficou pelos 3,41 milhões de quilómetros quadrados, que é metade da média do verificado entre 1979 e 2000.

Em média, a superfície gelada do Ártico tem oscilado entre cinco milhões de quilómetros quadrados no verão e 14 milhões no inverno.

Acresce que as dez extensões menores da superfície de gelo observadas desde 1979, quando começaram os registos obtidos por satélite, ocorreram todas a partir de 2007.

Em 2016, a região conheceu os seus doze meses mais quentes desde o início dos registos em 1900, calor que provocou um degelo inédito e atrasou a formação de gelo no outono.

Se nada for feito para diminuir o aquecimento global, o Ártico pode ficar sem gelo até meio do século, calcularam estes cientistas.

Mas, hoje, os povos indígenas já veem o seu modo de vida comprometido, com algumas casas a caírem literalmente no mar.

Para os ursos polares, a ameaça é ainda maior. Com a população reduzida a 20 mil animais, os ursos lutam para sobreviver perante o desaparecimento das plataformas de gelo flutuante onde caçavam focas e outras presas.

A manterem-se as tendências atuais, a Terra está a caminho de ter um aumento da temperatura em cerca de 3ºC no final do século.

 

Fonte: http://www.dn.pt/mundo/interior/gelo-so-se-salva-se-aquecimento-global-nao-exceder-15oc-5708940.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001