web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 22, 2017

Agência da ONU incentiva projetos siderúrgicos de baixa emissão


 

Siderúrgicas produzem material utilizado na construção civil. Foto: EBC
Siderúrgicas produzem material utilizado na construção civil. Foto: EBC

Na ocasião do Dia Internacional das Florestas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lembrou a importância do Projeto Siderurgia Sustentável, que incentiva o desenvolvimento de uma cadeia de produção siderúrgica de baixa emissão de gases de efeito estufa, que utiliza carvão vegetal produzido com matéria-prima de origem legal.

O Projeto Siderurgia Sustentável é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e implementado pelo PNUD. A execução fica a cargo de Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do governo de Minas Gerais, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

“A energia pode ser usada não apenas para cozinhar, aquecer lares e gerar eletricidade, mas também para produzir, com menor emissão de gases de efeito estufa, ferro-gusa, aço e ferroligas, empregados não só na construção civil, como também na fabricação de automóveis, de eletrodomésticos e até celulares”, explicou a assessora técnica do Projeto Siderurgia Sustentável pelo PNUD, Monica Santos. Ferro-fusa, aço e ferroligas são substâncias produzidas pelas siderurgias que podem utilizar o carvão vegetal como principal fonte de energia.

O Brasil é um pioneiro no setor. Entre 2005 e 2016, cerca de 25% do ferro-gusa foi produzido com carvão vegetal no país, enquanto no restante do mundo a siderurgia utiliza o carvão mineral, insumo de origem fóssil, com maior potencial de emissão de gases de efeito estufa.

“A produção de carvão vegetal a partir de florestas plantadas pode reduzir a pressão sobre florestas nativas ao promover o uso de matérias-primas cultivadas legalmente, com a aplicação de técnicas adequadas de planejamento ambiental e de manejo”, disse Josana Lima, coordenadora técnica do Projeto Siderurgia Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

“Dessa forma, aos estoques de carbono de matas nativas somam-se novos plantios florestais, o que incrementa as remoções de gases de efeito estufa como um todo”, completou.

O investimento em tecnologias de produção sustentável para o carvão vegetal também resulta em ganhos para as florestas, tanto nativas quanto plantadas. “É possível produzir mais carvão vegetal com a mesma quantidade de madeira ao se usarem tecnologias mais avançadas”, ressaltou o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no Comitê de Acompanhamento do projeto, Gustavo Ramos.

Minas Gerais abriga a maior produção siderúrgica a carvão vegetal. Por isso, o projeto é implementado no estado. “Minas é o primeiro estado brasileiro a limitar, por lei, o uso de produtos ou subprodutos florestais de mata nativa a somente 5% do consumo total das indústrias a partir de 2018”, destaca o assessor de Relações Internacionais do governo de Minas Gerais, Hugo Salomão.

Além de contribuir para diminuição do desmatamento, a produção de carvão vegetal de forma sustentável é fundamental para o desenvolvimento rural, pois gera empregos no interior dos estados.

“A conquista da sustentabilidade na siderurgia a carvão vegetal daria uma contribuição considerável à meta de mitigação para a siderurgia brasileira como um todo, além de abrir a oportunidade para se entregar ao mercado internacional um produto diferenciado, o gusa verde, que nenhum outro país poderia almejar na escala proposta”, explicou o representante do Ministério da Indústria, Serviços e Comércio Exterior no projeto, João Pignataro.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/agencia-da-onu-incentiva-projetos-siderurgicos-de-baixa-emissao/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001