web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 25, 2017

FAO aponta necessidade de tornar produção de carvão vegetal mais sustentável


Relatório divulgado na quinta-feira (23) pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicou que a região da América Latina e do Caribe é superada apenas pelo continente africano em termos de produção e uso per capita de carvão vegetal, sendo o Brasil o maior produtor do mundo.

O documento aponta a necessidade de tornar mais eficiente a produção e o uso dessa matéria-prima, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

FAO pede redução das emissões de gases do efeito estufa na produção de carvão vegetal. Foto: PNUD

FAO pede redução das emissões de gases do efeito estufa na produção de carvão vegetal. Foto: PNUD

Relatório divulgado na quinta-feira (23) pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicou que a região da América Latina e do Caribe é superada apenas pelo continente africano em termos de produção e uso per capita de carvão vegetal, sendo o Brasil o maior produtor do mundo.

O documento aponta a necessidade de tornar mais eficiente a produção e o uso dessa matéria-prima, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O relatório “A transição do carvão” destaca que a região latino-americana e caribenha produziu cerca de 8,9 milhões de toneladas de carvão em 2015, abaixo apenas da África, que produziu 62%, 32 milhões de toneladas.

O Brasil é o maior produtor regional e do mundo: produziu 6,2 milhões de toneladas em 2015, 12% da produção global. No país, mais de 90% do carvão vegetal vem da madeira e é utilizado pelo setor industrial, principalmente a indústria metalúrgica, que utiliza 80% do total, diferentemente de outros países da região, em que o carvão é utilizado principalmente na indústria de alimentos e nas residências.

Produção de carvão e emissões de gases de efeito estufa

De acordo com o relatório da FAO, em 2010, cerca de 7% das necessidades energéticas primárias da América Latina foram cobertas com energia proveniente da madeira.
Em 2010, a América Latina e Caribe emitiu 371 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono (Mt CO2), pelo uso de madeira e carvão, 297 milhões de toneladas proveniente da madeira e 74 milhões de toneladas de CO2 pelo uso e produção de carvão.

A FAO recomenda que os governos criem um ambiente político propício e um clima de investimento atrativo que leve à transição para uma modernização do setor.
Segundo o estudo, em âmbito global, uma mudança de fogões ou fornos tradicionais para fornos modernos e eficientes para a produção de carvão poderia reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 80%. Além disso, a transição de cozinhas tradicionais para outras de última geração poderia reduzir as emissões em cerca de 60% em âmbito global.

Florestas na América Central representam importante fonte energética

Cerca da metade da população da América Central, aproximadamente 22,5 milhões de pessoas, depende da lenha e do carvão para satisfazer as necessidades energéticas básicas. De acordo com a FAO, o consumo de lenha na América Central em 2013 foi de 42,5 milhões de metros cúbicos.

O maior percentual de consumo de lenha é destinado ao cozimento de alimentos e uma menor proporção é utilizada para calefação e na pequena indústria. A lenha é a fonte primária de energia para famílias rurais de Guatemala, Honduras e Nicarágua, com aproximadamente 18 milhões de habitantes dependendo desse recurso.

Segundo o “Perfil Ambiental e Sistema de Contas Ambientais da Guatemala”, 95% da madeira consumida no país é extraída de forma não controlada. Desse volume, 76% são usados para lenha e 24% para outros usos.

O governo da Guatemala desenvolveu planos de uso sustentável de lenha e uma estratégia e política nacional para uso desse recurso energético de responsabilidade do Instituto Nacional de Bosques (INAB).

Em Honduras, o consumo de lenha cobriu 43% da matriz energética do país no período 2005-2011. O governo do país impulsiona o programa social “Vida Melhor” que fomenta o uso de eco-fogões, destinando 20 milhões de dólares anuais para prover de fogões limpos a 800 mil famílias pobres até 2018 para reduzir os impactos negativos do uso não eficiente de lenha na saúde humana e no meio ambiente.

Estado dos recursos florestais na região

Segundo a FAO, a América Latina e Caribe tem 935,5 milhões de hectares de florestas, 23,4% da superfície de florestas do mundo, o que representa 36% das reservas globais de carvão em biomassa viva (107 gigatoneladas). Metade desses recursos são florestas primárias, 48% são florestas regeneradas de maneira natural e 2% são plantações.

O panorama não é muito diferente em âmbito sub-regional, enquanto que 45% das florestas da América Central são primárias e 54% da Amazônia, apenas 3% das florestas do Caribe são florestas primárias, percentual que alcança 15% na América do Sul.

A maior parte das florestas no Caribe e na Amazônia é de propriedade pública, enquanto na América Central e no Cone Sul a maior fatia é privada. Segundo a FAO, apenas 15% das florestas da região tem plano de manejo.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/fao-aponta-necessidade-de-tornar-producao-de-carvao-vegetal-mais-sustentavel/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001