web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mar 31, 2017

Fragmentação de florestas tropicais eleva em um terço as emissões de CO2


A fragmentação das florestas tropicais eleva em um terço as emissões globais de gases do efeito estufa, revela um novo estudo do Centro Helmholtz para a pequisa do Meio Ambiente (UFZ), em parceria com a Universidade de Maryland.

"Sabemos há muito tempo que não só o completo desaparecimento das florestas tropicais podem aguçar a mudança climática", pois já a simples fragmentação de uma ampla zona florestosa em várias modifica o balanço de carbono, afirmou Andreas Huth, do UFZ, em comunicado divulgado nesta quinta-feira pelo centro alemão e publicado na revista especializada "Nature Communications".

Uma equipe científica liderada por Huth e Rico Fischer estudou este efeito investigado por cientistas americanos no final dos anos 90 perto da cidade brasileira de Manaus e se centrou em quantificar o número de zonas florestosas fragmentadas e calcular as emissões de carbono que geram.

Os anteriores estudos tinham revelado que a esperança de vida das árvores na zona analisada dependia de maneira decisiva de sua localização: enquanto no interior da floresta, não manipulada pelo homem, morriam por ano cerca de 2% do total de exemplares, nas extremidades o número duplicava.

Isso é explicado pelo fato de que as árvores nas extremidades estão expostas a um microclima não tão bom ao receber radiação solar direta, estares expostas a maiores velocidades do vento e a uma menor umidade, o que faz com que estas zonas da floresta sequem com maior facilidade.

Estas zonas emitem maiores quantidades de carbono em forma de dióxido de carbono do que o interior, porque os microorganismos produzem uma considerável quantidade de CO2 na decomposição da floresta morta e, além disso, restam menos árvores que em seu processo de crescimento absorvem os gases do efeito estufa para fixar carbono em seus folhas, troncos e raízes.

Para quantificar o volume de carbono liberado nestas extremidades da floresta, a equipe de cientistas desenvolveu um programa informático e calculou o número de fragmentos existentes de florestas tropicais em um total de 50 milhões.

Com este programa, os especialistas determinaram que a extensão total dos limites das florestas tropicais somam quase 50 milhões de quilômetros, o equivalente aproximadamente a um terço da distância entre a Terra e o Sol.

Se com o desmatamento das florestas tropicais estima-se que a cada ano seja liberada 1 bilhão de toneladas -uma gigatonelada- de carbono, que disparam a temperatura global em forma de gases do efeito estufa, os cientistas determinaram que estes quase 50 milhões de quilômetros de bordas florestosos emitem cerca de 0,34 gigatoneladas adicionais, ou seja, um terço a mais.

"Portanto, a fragmentação desempenha um papel muito importante no ciclo de carbono global", resumiu Huth, que lamentou que "mesmo assim, este efeito, até o momento, não foi levado em conta nos relatórios do IPCC", o Painel intergovernamental de Especialistas da Mudança Climática da ONU.

O UFZ lembra em seu comunicado que as florestas tropicais contêm a metade do carbono acumulado em toda a vegetação da Terra, por isso que seu desmatamento tem consequências fatais.

 

Fonte: https://noticias.terra.com.br/ciencia/fragmentacao-de-florestas-tropicais-eleva-em-um-terco-as-emissoes-de-co2,e01cdeb95576a74fdbb46dd3b1787ae19uwm6bjb.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001