web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Abr 10, 2017

Portugal: Verdes questionam o Governo sobre qualidade do ar em Alhandra, Vila Franca de Xira


Lusa 10 Abr, 2017

O partido ecologista "Os Verdes" informou hoje que pediu no Parlamento esclarecimentos do Governo sobre a qualidade do ar na localidade de Alhandra, Vila Franca de Xira, depois de ter recebido "inúmeras queixas dos moradores.

 

Em causa estão, segundo explica o partido em comunicado, queixas dos moradores da localidade de Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa) sobre as "recorrentes emissões de poeiras" e os maus cheiros, situação que "se tem vindo a agravar nos últimos meses".

"Com efeito, têm sido recorrentes as emissões de poeiras, alegadamente provenientes da Cimpor (fábrica de cimento), Alhandra, que estarão a provocar danos nas viaturas devido à sua deposição sobre as mesmas e que preocupam a população pelos efeitos nefastos que podem causar na saúde dos cidadãos, nomeadamente a nível respiratório", refere a nota.

O comunicado acrescenta que os maus cheiros também incomodam os moradores, "com especial incidência e acentuada intensidade na última semana", alegadamente "provenientes da atividade fabril", que vai desde a produção de cimento à transformação de óleos alimentares.

"Para Os Verdes é inaceitável que a população continue sem saber ao certo a fonte de poluição, de modo a conhecer os perigos a que está exposta e a tomar medidas para minimizar as suas consequências", sublinham, acusando as entidades fiscalizadoras na área do ambiente de não darem "qualquer tipo de resposta à população".

Nesse sentido, o partido questiona o Governo se as entidades competentes "têm monitorizado" a atividade fabril na localidade de Alhandra.

As emissões de poeira e o mau cheiro em Alhandra já tinham sido relatados à agência Lusa por moradores e pelo presidente da junta de freguesia há cerca de duas semanas.

Na altura, os moradores referiram ser "uma espécie de cheiro a borracha queimada e a enxofre", associando os maus cheiros à laboração da fábrica de cimento Cimpor.

Confrontada com estas acusações, fonte da Cimpor negou qualquer responsabilidade da empresa e ressalvaram que os gases emitidos pelas chaminés dos fornos "são monitorizados em contínuo" e que os valores registados "são significativamente inferiores aos limites definidos na legislação".

 

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/pais/verdes-questionam-o-governo-sobre-qualidade-do-ar-em-alhandra-vila-franca-de-xira_n994523



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001