web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Abr 29, 2017

Cuba aprova plano contra mudanças climáticas


Alterações são responsáveis pelo aumento do nível do mar e seca intensa

Cayo Las Iguanas. Medidas propostas visam minimizar os efeitos em zonas vulneráveisFoto: Manuela Penna/27.03.2007

Cayo Las Iguanas. Medidas propostas visam minimizar os efeitos em zonas vulneráveis - Manuela Penna/27.03.2007

POR AFP

HAVANA - O governo cubano aprovou um plano governamental com intuito de minimizar os efeitos das mudanças climáticas que desde já ameaçam a ilha, segundo informações publicadas nesta sexta-feira na imprensa local. As mudanças no clima são responsáveis pelo aumento do nível do mar, desastres naturais e a seca intensa.

Trata-se de uma proposta com intuito de pensar “como avançar por meio de ações concretas para minimizar os impactos (ambientais)”, declarou a ministra cubana de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Elba Rosa Pérez.

O plano foi aprovado na última terça-feira em reunião do Conselho de ministros, liderada pelo presidente Raúl Castro. A proposta será votada na primeira sessão do Parlamento, que acontecerá em julho, de acordo com o jornal oficial “Granma”.

Pérez destacou as três áreas prioritárias do macroprojeto: a preservação da vida das pessoas nos locais mais vulneráveis, a segurança alimentar e o desenvolvimento turístico, com previsões de investimentos “para curto (2020), médio (2030), longo (2050) e muito longo (2100) prazo”.

Dentre as medidas propostas para “minimizar os efeitos em zonas vulneráveis”, estão “a não permissão da construção de novos empreendimentos próximos à zona costeira e a redução da área de cultivo agrícola nesses locais”, argumentou a ministra.

Ela acrescentou que no plano estão inclusas ações com objetivo de “assegurar a disponibilidade e o uso eficiente da água como forma de se enfrentar a seca, além de direcionar o reflorestamento para permitir a máxima proteção do solo e da água, impedir a deterioração dos corais, além de repovoar e conservá-los”.

As mudanças climáticas “agravarão os problemas ambientais, transformando-se em fator determinante do desenvolvimento sustentável”, afirma Pérez. “Temos que nos preparar”.

O arquipélago de 111.000 km2 com uma população de 11,2 milhões de habitantes, está ameaçada, assim como o resto das ilhas caribenhas, pelo aumento do nível no mar e desastres naturais cada vez mais frequentes, como furacões de grande intensidade.

Conforme os especialistas, o clima de Cuba tornou-se mais extremo e quente devido às mudanças climáticas, e a ilha enfrenta desde 2014 uma situação de intensa seca que atinge quase todo o seu território.

 

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/cuba-aprova-plano-contra-mudancas-climaticas-21274806



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001