web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 5, 2017

Biocombustíveis devem atrair mais investimentos na próxima década


Seminário vai abordar o papel do biodiesel e bioquerosene na recuperação econômica e no desenvolvimento sustentável
Brasília, 03 de maio de 2017 – A contribuição brasileira para conter as mudanças climáticas passou a ser um compromisso no dia 21 de setembro de 2016, quando o governo brasileiro entregou à Organização das Nações Unidas o instrumento de ratificação do Acordo de Paris sobre a mudança do clima. O objetivo é frear o aquecimento global e fortalecer a capacidade dos países de lidar com as consequências das mudanças climáticas.

Pensando nisso, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) comemora seus 10 anos de trajetória com o seminário “Biodiesel e Bioquerosene: Sustentabilidade econômica e ambiental”. O evento acontecerá no dia 24 de maio de 2017, em Brasília-DF, e a programação inclui três painéis de discussão e lançamento da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação.

Além do setor produtivo, o evento também contará com a participação do setor consumidor e distribuidor, governo e sociedade. Estarão presentes nos paineis representantes dos ministérios de Minas e Energia (MME), Meio Ambiente (MMA), Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Relações Exteriores (MRE), Embrapa Agroenergia, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natuaral e Biocombustíveis (ANP), Secretaria de Aviação Civil (SAC) e BR Distribuidora, entre outros.

Com a ratificação do acordo de Paris, o Brasil se comprometeu a reduzir 37% das emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE, até 2025, e 43%, até 2030. Uma das metas estipuladas, para alcançar esse objetivo, é aumentar a participação da bioenergia sustentável, o que representa o aumento do teor de biodiesel no diesel mineral. Por isso, durante a fase de consulta pública do programa RenovaBio, tema do terceiro painel, a Ubrabio propôs a garantia da previsibilidade para que a mistura obrigatória alcance, no mínimo, B20 (20% de biodiesel), em 2030.

Produzido a partir de óleos vegetais e resíduos como o sebo bovino e o óleo de fritura usado, o biodiesel está presente na vida dos brasileiros desde 2005, quando o país começou a usar 2% de biodiesel no óleo diesel (B2), em misturas facultativas. A disponibilidade de matérias-primas e capacidade de produção do setor – que hoje sofre com ociosidade da ordem de 50% –, o Brasil tem plena capacidade de avançar da atual mistura obrigatória B8 para chegar a B20 em 2030.
“Para isso, é importante que o poder público e a sociedade discutam o papel do biodiesel e bioquerosene na recuperação econômica e no desenvolvimento sustentável e que medidas são necessárias para promover a competitividade de toda a cadeia produtiva”, comenta o presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés.

Tendo o B20 como mistura mínima obrigatória em 2030, serão emitidas 34 milhões de toneladas de CO2 a menos, o que equivale a 250 milhões de árvores plantadas por ano. De 2005 a 2016, o Brasil consumiu 25 bilhões de litros de biodiesel, o que representa 47 milhões de toneladas de CO2 evitadas. Além disso, este combustível renovável reduz a emissão dos principais causadores da poluição atmosférica, contribuindo para melhorar a qualidade do ar que a população respira.
Realizado pela Ubrabio, com apoio do MME, do MCTIC e da Embrapa Agroenergia, o seminário “Biodiesel e Bioquerosene: Sustentabilidade econômica e ambiental” acontece no dia 24 de maio, das 9h às 17h, no auditório do MME, em Brasília. As inscrições são limitas e gratuitas. A pré-inscrição pode ser feita no link e está
sujeita a confirmação.

Sobre a Ubrabio

Desde 2007, a Ubrabio vem representando nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis, com o objetivo de estimular a produção, comercialização, realização de pesquisas e elaboração de projetos e propostas em busca de uma melhor regulação de toda cadeia produtiva.
Informações para a imprensa: Nayara Machado | nayara@ubrabio.com.br | (61) 2104-4411
Confira abaixo a programação do evento:
Data: 24 de maio de 2017 (quarta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório do Ministério de Minas e
Energia– Brasília-DF

Fonte: http://www.meiofiltrante.com.br/internas.asp?id=21019&link=noticias



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001