web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 5, 2017

América Latina e Caribe precisam ‘descarbonizar’ economia e combater poluição para cumprir metas da ONU


A conclusão é do diretor regional da ONU Meio Ambiente, Leo Heileman, que fez um apelo em abril (28) por mais esforços contra a contaminação do ar, das águas e dos solos. Um em cada quatro cursos fluviais da região está severamente contaminado principalmente por esgoto e pela produção agrícola, industrial e de exportação, lembrou o especialista.

 

Poluição do ar, das águas e dos solos preocupada ONU Meio Ambiente. Foto: Renato Ganoza (CC)
Poluição do ar, das águas e dos solos preocupada ONU Meio Ambiente.
Foto: Renato Ganoza (CC)

Combater a poluição do meio ambiente e descarbonizar a economia devem ser prioridades da América Latina e do Caribe para que países consigam cumprir a Agenda 2030 da ONU. A conclusão é do diretor regional da ONU Meio Ambiente, Leo Heileman, que fez um apelo em abril (28) por mais esforços contra a contaminação do ar, das águas e dos solos. Um em cada quatro cursos fluviais da região está severamente contaminado principalmente por esgoto e pela produção agrícola, industrial e de exportação, lembrou o especialista.

Em mensagem divulgada por ocasião do primeiro Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, a ONU Meio Ambiente alertou que 100 milhões de habitantes da região vivem em áreas vulneráveis à poluição da atmosfera. Além disso, 3 milhões de quilômetros quadrados de terra foram afetados por degradação antropogênica, ou seja, causada pelo homem.

Lembrando que o consumo de combustíveis fósseis está por trás das mudanças climáticas, Heileman disse ser fundamental o que descreveu como a “descarbonização da economia”. Isso significa reduzir a zero as emissões de dióxido de carbono geradas pela produção de energia, pelo uso de meios de transporte, pela indústria e pela exploração dos solos.

“A contaminação da água, do ar e do solo tem implicações graves para a saúde pública e é, em grande parte, uma consequência de nossos padrões de desenvolvimento”, frisou Heileman. O problema da poluição será tema central da terceira sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Evento acontece em dezembro em Nairóbi, no Quênia.

O dirigente regional insistiu também sobre a necessidade de “desvincular o uso dos recursos naturais do crescimento econômico”. Segundo dados da agência da ONU, o aumento do consumo nas últimas quatro décadas levou à triplicação da quantidade de matérias-primas extraídas da Terra. Se a tendência atual se mantiver, o consumo de matérias-primas do planeta chegará a 180 bilhões de toneladas por ano em 2050.

Durante participação no Fórum, Heileman enfatizou que enfrentar desafios ambientais é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Gestão de resíduos

Outro tema abordado por Heileman foi a gestão do lixo, esgoto e outros resíduos. Mais de 50% dos resíduos coletados nos países de baixa renda são despejados em terrenos inseguros que não são monitorados. Na América Latina e no Caribe, a geração de resíduos a nível municipal é estimada em 160 milhões de toneladas por ano — volume equivalente a 12% do total global. Até 2025, a ONU Meio Ambiente espera que essa quantidade dobre.

Os resíduos sólidos também afetam rios e mares da região num ritmo sem precedentes. Depois do Mediterrâneo, o mar do Caribe é considerado o mais contaminado por plásticos em todo o mundo.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/america-latina-e-caribe-precisam-descarbonizar-economia-e-combater-poluicao-para-cumprir-metas-da-onu/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001