web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 8, 2017

O nível do mar pode subir mais de 3 metros só neste século, afirma estudo


 

O nível do mar pode subir mais de 3 metros só neste século, afirma estudo

Por Matheus Gonçalves

 

Os níveis globais do mar podem subir mais de três metros – cerca de meio metro a mais do que se pensava – apenas neste século, de acordo com um novo estudo de coautoria de um cientista da Universidade de Southampton.

Uma equipe internacional, incluindo Sybren Drijfhout, professor de Oceanografia Física e Física do Clima, analisou o que poderia acontecer se as emissões de dióxido de carbono continuassem inalteradas.

Usando novas projeções de perda de massa na Antártida e um método estatístico revisado, eles concluíram que o pior cenário de aumento de 2,5 a 3 metros do nível do mar seria possível até 2100. Segundo o professor Drijfhout: “Pode ser um cenário improvável, mas não podemos excluir a possibilidade de o nível do mar global aumentar mais de três metros até o ano 2100. O aquecimento global inabalável levará ao aumento do nível do mar em muitos metros – possivelmente mais de dez – dentro de alguns séculos, ameaçando gravemente muitas cidades em todo o mundo que foram construídas em deltas de rio de baixa altitude. O litoral do Reino Unido é um exemplo”.

A pesquisa – publicada mês passado na Environmental Research Letters – é consistente com o recente ajuste da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) do possível aumento no nível do mar, de 2 a 2,5 metros.

No entanto, o novo estudo integrou diferentes estimativas de modelo com um novo método estatístico, enquanto a estimativa NOAA baseou-se no julgamento de especialistas. Estudos recentes de observação e modelagem mostraram que o futuro derretimento da Antártida pode ocorrer dramaticamente mais rápido do que se pensava.

O professor Drijfhout e cientistas do Instituto Meteorológico Real da Holanda, que liderou a pesquisa, levou em conta esse e outros fatores – incluindo o aquecimento do oceano, o derretimento das geleiras, o armazenamento da água da terra e o derretimento da camada de gelo da Groenlândia – para criar sua projeção

“Esta é a primeira vez que técnicas estatísticas robustas foram usadas para desenvolver um cenário como este, enquanto que as projeções anteriores de nível do mar sempre foram baseadas no julgamento subjetivo de especialistas”, disse o professor Drijfhout.

“É importante que os políticos e o público em geral saibam quais podem ser as consequências quando as emissões de dióxido de carbono não diminuem, especialmente porque há um grande atraso entre a redução das emissões e a resposta ao aumento do nível do mar.

“Além disso, a construção de defesas artificiais de inundação precisa levar em conta eventos de baixa probabilidade, incluindo a possibilidade de a comunidade internacional não tomar medidas adequadas na redução de poluentes.

“Não devemos esquecer que o Acordo de Paris é apenas uma declaração de intenção, e que ainda não foram acordadas medidas adequadas para transformar essas intenções em políticas reais.”

A projeção da equipe explicitamente explicou três incertezas científicas – a velocidade com que a camada de gelo da Antártida derreterá, a velocidade com que o oceano está se aquecendo e a quantidade de gases de efeito estufa emitidos ao longo do século XXI.

 

Fonte: https://climatologiageografica.com/o-nivel-mar-pode-subir-mais-de-3-metros-neste-seculo-afirma-estudo/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001