web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Mai 8, 2017

Novo encontro definirá metas contra mudanças climáticas


Países começarão a delinear operações para limitar o aquecimento global

POR O GLOBO

Manifestantes protestam contra a política ambiental de Donald Trump, autodeclarado cético em relação às mudanças climáticas - Marc Piscotty/AFP


RIO — As negociações sobre mudanças climáticas iniciadas em 2015, com o Acordo de Paris, serão retomadas esta segunda-feira em Bonn, na Alemanha. A reunião dos 196 países que participaram da elaboração do documento ocorrerá em meio à ameaça do governo americano de retirar-se do pacto internacional, cujo objetivo é limitar o aquecimento do planeta.

— Precisamos definir as operações do Acordo de Paris antes da próxima Conferência do Clima (COP-23), que será realizada no fim do ano — alerta David Levai, investigador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e de Relações Internacionais.

Na COP-21, em Paris, 195 países e a União Europeia concordaram em limitar o aumento da temperatura global a, no máximo, 2 graus Celsius. A Palestina anunciou a adesão ao acordo depois. Para não ultrapassar esta marca, será necessária, entre outras medidas, uma radical transição energética, que substitua os combustíveis fósseis (carvão e petróleo) por fontes renováveis (biomassa, solar, eólica).

Em novembro do ano passado, na COP-22, em Marrakesh (Marrocos), as negociações foram afetadas pela eleição do presidente Donald Trump, autodeclarado cético em relação às mudanças climáticas. Desde então, a Casa Branca tem enviado sinais ambíguos sobre o assunto, mas já começou a desmantelar a política ambiental aplicada por Barack Obama.

Os EUA deveriam anunciar, ainda este mês, que medidas pretende tomar para limitar o aquecimento global. As mudanças climáticas seriam um dos principais itens da pauta do próximo encontro do G-20, em julho, na Alemanha. Os países que compõem o grupo são responsáveis por 75% da emissão de poluentes à atmosfera.

Thoriq Ibrahim, ministro do Meio Ambiente das Maldivas, anunciou que a reunião em Bonn, que vai se estender até o dia 18 de maio, será "muito técnica", mas "a especulação sobre a posição de Washington figura entre os pontos mais altos de nossas preocupações".

Para que o Acordo de Paris possa ser plenamente implementado a partir de 2020, vários itens devem ser resolvidos. Entre eles, as definições sobre que políticas climáticas serão tornadas públicas por cada país, e que projetos de combate ao aumento da temperatura receberão financiamento internacional.

As normas resultarão na redação de um "manual" sobre o Acordo de Paris, que deve ser finalizado até a COP-24, na Polônia, em 2018.

A execução de todos os projetos divulgados será voluntária. Os climatologistas preocupam-se porque as metas anunciadas em Paris levariam a um aumento da temperatura global de 3 graus Celsius em relação à era pré-industrial, um nível muito acima do desejado.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/novo-encontro-definira-metas-contra-mudancas-climaticas-21302571



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001