web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 29, 2014

Rio de Janeiro: Região foi a que teve melhor qualidade do ar entre 8 monitoradas em 2014


(Reportagem de Márcio Allemand)

Há algo de curioso no ar do Centro da cidade do Rio de Janeiro: o carioca está respirando melhor. O bairro apresentou os melhores índices de qualidade do ar neste ano entre os oito monitorados (Centro, Copacabana, São Cristóvão, Tijuca, Irajá, Bangu, Campo Grande e Pedra de Guaratiba) pelo Programa MonitorAr-Rio, da prefeitura, como revelou o ‘ Informe do DIA ’ nesta quinta-feira.

Os dados da Secretaria municipal de Meio Ambiente apontam ainda que, de 2011 a 2013, os níveis de partículas inaláveis na estação de monitoramento do ar do Centro caíram 16,62% na média anual. De acordo com a secretaria, as mudanças no trânsito de veículos, como a implementação de corredores de ônibus BRS e a diminuição do número de vagas em estacionamentos para veículos particulares podem ter influenciado esses números. Em nota, o órgão afirmou que sempre que ocorre diminuição do fluxo de veículos é gerada uma expectativa de redução da emissão de poluentes atmosféricos.

Ainda assim, o cenário não é tão animador. Segundo o monitoramento, feito entre janeiro e 3 de agosto deste ano, só dois bairros — Centro e São Cristóvão — tiveram mais da metade dos dias com o índice de qualidade do ar considerado bom. No Centro, o ar esteve bom durante 152 dias, ou 70,7% do total, enquanto em São Cristóvão o ar esteve bom por 121 dias, ou 56,3%. Já os bairros de Irajá e Bangu tiveram os piores índices, com ar considerado bom em apenas 68 (31,6%) e 43 (20%) dias , respectivamente.

“Irajá e Bangu são próximos à Avenida Brasil e à Via Dutra, onde há muita emissão de gases veiculares, além de ser uma região entre duas montanhas, o que dificulta ainda mais a dispersão das partículas”, informou Bruno Franca, engenheiro químico e gerente do programa da prefeitura. Ele explica também que houve uma melhora na qualidade dos combustíveis nos últimos anos, o que diminui o nível de emissão de gases.

Influência da estiagem

Muito embora o monitoramento da prefeitura aponte para uma melhora na qualidade do ar no Centro na maior parte dos dias deste ano, a escassez de chuvas acaba contribuindo para uma piora nos níveis de poluição, segundo especialistas. A pesquisadora da Coppe, da UFRJ, Paulina Porto, especialista em poluição veicular, explica que a diminuição do fluxo de veículos ajuda na qualidade do ar do Centro, mas ela lembra que devemos levar em conta as condições meteorológicas.

Mapa da poluição atmosférica (Arte: O Dia)

“Quando chove a atmosfera é lavada. É uma limpeza natural do ar. A cidade do Rio de Janeiro não é homogênea quando consideramos as variáveis meteorológicas e geográficas. E esses fatores influenciam cada região”, diz. Bruno Franca, gerente do Programa de Monitoramento do Ar da prefeitura, também lembra da influencia do clima.

“No Rio, a maior parte das emissões de gases são de veículos, e não podemos esquecer, também, da questão meteorológica. Estamos no inverno, que é uma estação naturalmente seca, e o verão deste ano também foi atípico, com pouca chuva e um calor muito intenso”, afirma o gerente do programa.

O ar em bairros como o Alto da Boa Vista e a Barra da Tijuca, por exemplo, não são monitorados porque existe a ideia de que esses locais, mais isolados, não sofrem com o problema da poluição.

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-08-28/com-menos-carros-carioca-respira-melhor-no-centro.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001