web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 6, 2017

Folhas em decomposição produzem gases do efeito estufa, apontam cientistas


Um grupo de cientistas da Universidade de Michigan descobriu que as folhas em decomposição são uma "surpreendente" fonte de gases do efeito estufa.

Segundo o estudo realizado por estes cientistas e que foi publicado nesta segunda-feira na revista britânica "Nature Geoscience", as folhas nesse estado produzem óxido nitroso, um tipo de gás do efeito estufa mais potente que o dióxido de carbono.

Os autores sustentam que esta nova descoberta pode ajudar a "aperfeiçoar" as previsões de emissões de óxido nitroso (N2O), bem como servir de guia para futuras práticas agrícolas e manejo do solo.

"A maior parte do óxido nitroso é produzido dentro de volumes de terra do tamanho de uma colher e estes chamados 'pontos quentes' podem emitir uma grande quantidade de óxido nitroso rapidamente", sustentou a líder do estudo, a cientista Sasha Kravchenko.

Mas, tal e como apontou Kravchenko, a razão da aparição desses pontos "quentes" confundiu "microbiologistas do solo" desde que foram descobertos há "várias décadas".

A publicação atribui o atraso neste achado ao fato de que, normalmente, os cientistas analisam maiores escalas espaciais e é "difícil" estudar e etiquetar um campo inteiro como fonte de emissões de gases de efeito estufa quando "a fonte se limita a gramas do solo que abrigam folhas em decomposição".

O estudo assegura que "mudar a vista dos microscópios binoculares" ajudará a melhorar as previsões de emissões de N20 que, tradicionalmente, são 50% exatas.

Além disso, afirma que "o potencial sobre o aquecimento global do óxido nitroso é 300 vezes maior que o do dióxido de carbono, e as emissões são em grande medida impulsionada pelas práticas agrícolas".

Um dos coautores do estudo, o diretor do programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da National Science Foundation, John Schade, manifestou que o trabalho "é uma revelação sobre o que impulsiona as emissões do óxido nitroso nas terras agrícolas produtivas".

"Necessitamos de estudos como este para guiar a criação de práticas agrícolas sustentáveis necessárias para alimentar uma população humana em crescimento com um mínimo impacto ambiental", concluiu Schade.

EFE



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001