web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 9, 2017

Rede de comunidades sustentáveis quer Europa a liderar combate por Acordo de Paris


Lusa


Cidadão norte-americano a viver desde a década de 1980 na Suécia e presidente da ECOLISE, uma rede europeia de comunidades orientadas para a sustentabilidade, Hall é um dos oradores convidados do "Gaia Todo um Mundo" um fórum internacional a decorrer em Vila Nova de Gaia entre 15 e 18 de junho e que irá reunir vários pensadores para discutir alterações climáticas

"É doloroso para o mundo inteiro, incluindo a maioria dos americanos, que o presidente dos EUA tenha optado por deixar o acordo climático alcançado em Paris", considerou Hall.

Para o especialista não resta "outra alternativa, além da força de vontade, de fazer o máximo possível para transformar rapidamente a Europa numa força resiliente e assumir a nossa responsabilidade global de cooperar com outros continentes na sua transição para a resiliência".

"Assim como a Europa guia o mundo rumo à industrialização, é justo que assuma um papel de liderança para parar o aquecimento global e alcançar a sustentabilidade ecológica", advertiu.

Mantendo o tom crítico, Hall afirmou à Lusa não o "preocupar a negação sem fundamento científico das alterações climáticas".

"Ninguém acredita, em particular na Europa, que o aquecimento global não está a acontecer", disse.

Para o especialista, que em Gaia fará uma preleção sobre "Sustentabilidade futura e inspiração local", o papel dos políticos nesta área "não é mais importante que uma ação global de estímulo e proliferação de comportamentos e valores individuais e coletivos focados na qualidade e no bem-estar".

Natural da Califórnia disse que isso lhe permitiu "não só assistir aos problemas causados pelo impacto humano no meio ambiente", citando o exemplo da sua cidade-natal, Los Angeles, como também "desde cedo, às tentativas de mudar comportamentos para torná-los um mais sustentáveis".

"Ter crescido na década de 1970 deu-me a possibilidade de conhecer a energia eólica, as baixas emissões dos veículos, avaliação de impacto ambiental, limpeza de derramamentos de óleo e escassez de água", elencou.

E quando na década de 1980 se mudou para a Suécia, aprendeu mais sobre como "a sociedade civil trabalha de perto com o município e com o Estado numa gestão democrática participativa".

"Os americanos são mais individualistas, enquanto os europeus muitas vezes enfatizam a responsabilidade coletiva. Os americanos são, portanto, muito bons na localização da economia, enquanto os europeus se concentram mais na regulamentação do mercado e na influência do comportamento do consumidor", comparou.

Questionado sobre a visão dos mais jovens, foi taxativo: "a juventude sabe que há limitações naturais e que a humanidade não poderá por muito mais tempo continuar a desrespeitar a natureza".

"Portanto, é uma questão de tempo até que todos nós tenhamos valores e comportamentos sustentáveis. Infelizmente, não temos muito tempo para isso. Quanto mais lenta a transição, mais difícil se tornará, pois as nossas opções vão-se reduzindo", advertiu.

Desafiado a imaginar o planeta daqui a 100 anos, Hall pintou-o de verde: "imagino zonas urbanas sustentáveis e áreas rurais viáveis, onde as cidades adquirem características rurais, como a jardinagem urbana, comunidades mais fortes e renováveis e aldeias repovoadas a partir das cidades, graças à alta qualidade de vida que oferecem, estimulando a inovação económica e social e uma vida cultural rica".

E concluiu: "Se conseguirmos adaptar-nos a um conjunto saudável de valores sustentáveis, aprofundar e desenvolver as nossas práticas democráticas, estou certo de que dentro de um século teremos maior bem-estar do que atualmente".

 

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/rede-de-comunidades-sustentaveis-quer-europa-a-liderar-combate-por-acordo-de-paris_n1006911



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001