web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jun 30, 2017

Evento destaca Programa Renovabio


Cristina Tordin


Marília Folegatti Matsuura e Nilza Patrícia Ramos estiveram presentes no Ethanol Summit, evento que, em junho, reuniu vários atores da cadeia produtiva do etanol: produtores, gestores públicos, políticos, acadêmicos e pesquisadores. Estavam presentes o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkmin, e os Secretários Estaduais de Agricultura, Arnaldo Jardim, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Conforme Marília, “o RenovaBio, programa do Ministério do Minas e Energia (MME) para promover a produção sustentável de biocombustíveis, com redução de emissões de gases de efeito estufa, foi muito mencionado”.
“O programa busca garantir a expansão da produção de biocombustíveis, com previsibilidade, sustentabilidade ambiental, econômica e social, compatível com o crescimento do mercado e em harmonia com a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) confirmada na COP 21, explica a pesquisadora. Para isso, as bases para a sua construção estão sendo o diálogo, a busca de convergências, o fomento de um mercado competitivo e harmonioso com outros produtos energéticos, regras claras, transparentes e estáveis, que reconheçam as externalidades e garantam a segurança do abastecimento e a previsibilidade do mercado”, explica Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente.

Segundo Marília, a Embrapa Meio Ambiente, a Unicamp e o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) estabeleceram o protocolo de avaliação de desempenho ambiental de biocombustíveis para o programa RenovaBio, em atendimento à demanda do MME. Sua base é o método de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), com foco na categoria de impacto Mudanças Climáticas. É aplicável aos biocombustíveis etanol, biodiesel, bioquerosene, biogás e biometano.
Os índices de desempenho ambiental dos combustíveis do Programa Renovabio são estimados pela Renovacalc, uma ferramenta composta por um conjunto de planilhas em excell para o levantamento de parâmetros técnicos junto ao produtor, preparadas para calcular as emissões de gases de efeito estufa do ciclo de vida dos biocombustíveis, gerando um índice de desempenho em g CO2e/MJ de biocombustível.

De acordo com a pesquisadora, “ACV é uma ferramenta para avaliação de impactos ambientais baseada na contabilidade de material e energia consumidos pelos processos produtivos e emitidos para o meio ambiente durante todo o ciclo de vida de um produto, desde a extração de recursos naturais, incluindo os processos de transformação, os processos de transporte e a fase de uso e disposição final do produto. É uma metodologia com forte base científica e reconhecida internacionalmente, sendo padronizada pelas normas ISO 14040:2009 e 14044:2009”.

Nilza Ramos destaca a importância do Ethanol Summit como um evento de discussões tecnológicas, de gestão e políticas para o setor sucroenergético. “Neste ano o tema foi "Um Salto para 2030", com grandes discussões a respeito de inovações e principalmente sobre a descarbonização da agricultura - tema trabalhado por várias equipes da Embrapa Meio Ambiente. Nele, as pesquisadoras auxiliaram nos esclarecimentos a respeito do RenovaBio.

“Atualmente, continua Morandi, a equipe tem sido demandada para apresentar o protocolo de avaliação de desempenho ambiental de biocombustíveis para o RenovaBio para vários atores do setor sucroenergético, como para as principais associações de produtores de biocombustíveis nacionais”.

Ethanol Summit
Lançado pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) em 2007 e realizado a cada dois anos, é um dos principais eventos do mundo voltados para as energias renováveis, particularmente o etanol e os produtos derivados da cana-de-açúcar. Recebeu o Selo Evento Neutro, por assumir o compromisso de quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes de todas as etapas (montagem, realização e desmontagem) do evento.
No painel “Cana e Inovação: novos usos e produtos”, os presentes contaram com um debate que perpassou questões voltadas às tecnologias inovadoras e não convencionais do uso de etanol e da palha da cana-de-açúcar na fabricação de produtos.

Já no painel “Biocombustíveis na aviação: solução de baixo carbono”, foram debatidos a redução de emissões de gases de efeito estufa decorrentes da adoção de biocombustíveis de aviação; os desafios para o desenvolvimento, implementação e tendências tecnológicas para os novos combustíveis de aviação; as políticas de promoção do produto; a diferença de preços entre combustíveis convencionais e alternativos; os critérios de sustentabilidade e as questões atreladas às contribuições presentes no Acordo de Paris sobre o uso de combustíveis alternativos.
O Painel “NDC” abordou os compromissos ambientais do Brasil, com discussão da contribuição da pecuária, papel dos biocombustíveis e a implementação do Código Florestal para atingir as metas do Brasil na COP21.

Saiba mais em http://ethanolsummit.com.br/

Fonte: http://www.grupocultivar.com.br/noticias/evento-destaca-programa-renovabio



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001