web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Jul 19, 2017

Mudança climática branqueia corais mais setentrionais do mundo


Mudança climática branqueia corais mais setentrionais do mundo
Imagens de um mesmo recife de corais ao longo da ilha japonesa de Tsushima, em janeiro de 2016 (à esq.)
(à dir.), após o fenômeno de branqueamento decorrente do aquecimento global
National Institute for Environmental Studies/AFP

AFP

Os corais mais setentrionais do mundo, que ficam no Japão, são cada vez afetados pelo branqueamento relacionado ao aquecimento global – de acordo com as conclusões de um pesquisador japonês.

Com sua equipe, o diretor do Centro de Biologia Ambiental do Instituto Nacional Japonês, Hiroya Yamano, observou, em dezembro de 2016, a costa da ilha de Tsushima, que se encontra 1.000 km ao sudoeste de Tóquio. Os cientistas concluíram que 30% dos recifes estão afetados.

Até agora, “os corais do arquipélago meridional de Okinawa encontravam abrigo nas águas de temperatura mais baixa, estendendo seu hábitat a Kyushu, Shikoku e Honshu”, três das quatro ilhas principais do Japão, explicou Yamano à AFP.

“Mas, agora, os corais que se encontram nesses refúgios também estão ameaçados. A situação é grave”, frisou.

Os recifes de corais, que recobrem menos de 0,2% da superfície dos oceanos, abrigam 30% das espécies animais e vegetais marinhas. Contribuem para a proteção do litoral, para a alimentação humana e para a criação de empregos no turismo.

Desde 2015, porém, nas zonas tropicais, houve uma temperatura acima do normal, e mais de 70% se viu afetado por esse aquecimento que branqueia o coral, provocando sua morte.

No ano passado, os cientistas observaram o pior registro desse fenômeno na Grande Barreira australiana, recife de 2.300 km inscrito em 1981 como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

Fonte: http://www.troposfera-brasil.org/admin/moduleinterface.php?mact=News,m1_,addarticle,0&sp_=96bda786



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001