web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Nov 19, 2014

Emissões nacionais de gases-estufa aumentaram 7,8% em 2013, diz estudo


Levantamento divulgado nesta quarta é paralelo aos números oficiais. Alta no desmatamento e uso de térmicas impulsionaram crescimento.

Eduardo Carvalho

Do G1, em São Paulo

As emissões brasileiras de gases de efeito estufa aumentaram 7,8% em 2013 na comparação com o ano anterior, de acordo com levantamento paralelo ao do governo federal, divulgado nesta quarta-feira (19) por organizações não governamentais. Em números absolutos, o total lançado saltou de 1,45 bilhão de toneladas de CO2 equivalente para 1,56 bilhão tCO2eq.

O CO2 equivalente compreende o lançamento de ao menos seis gases poluentes, como o metano, o dióxido de carbono e óxido nitroso.

Os dados do SEEG (Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa) vão na contramão dos números do Ministério da Ciência, que atualizou recentemente o Inventário Nacional.

De acordo com a pasta, entre 2005 e 2012 as emissões caíram 41,1%, corte impulsionado pela redução no desmatamento. O governo não divulgou dados referentes a 2013.

Mas segundo o novo estudo, que analisou dados mais recentes sobre o desmatamento da Amazônia Legal (que cresceu 29% entre agosto de 2012 e julho de 2013), além do desflorestamento em outros biomas, ficou constatada a elevação das emissões ligadas às mudanças no uso do solo (+16,4%) e na geração de energia (+7,3%). Neste último setor, o acréscimo foi em decorrência do maior uso de termelétricas movidas a fontes fósseis, como carvão. Houve alta ainda no lançamento de gases-estufa provenientes da agropecuária (+27%), processos industriais (+6%) e resíduos (+3%).

Segundo o levantamento, o total de emissões por pessoa (per capita), que caía desde 2004, quando atingiu o pico de 16,4 toneladas de CO2 por habitante, voltou a crescer em 2013 e alcançou o patamar de 7,8 t de CO2/hab – o total é maior que a média global de 7,2 tCO2/hab e superior ao índice nacional registrado em 2012, de 7,50 t de CO2/hab.

A plataforma on-line SEEG é uma iniciativa do Observatório do Clima e envolve as organizações Imazon, Imaflora, Iema e Iclei.

Dados por estado

O SEEG calculou ainda as emissões por estado. De acordo com o estudo, o Pará foi o principal lançador de gases-estufa do país, com 175,8 milhões de t COeq. A maior parte das emissões vem das mudanças de uso da terra, impulsionada pelo desmatamento na Amazônia Legal.

Segundo dados do Prodes, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e que mede a perda de vegetação no bioma para o governo federal, entre agosto de 2012 e julho de 2013 houve perda de 2.346 km² de vegetação amazônica.

Mato Grosso é o segundo da lista, responsável por 147,7 milhões de t CO2eq, a maior parte associada também associada ao uso do solo. São Paulo vem em seguida, com 133,7 milhões de toneladas de CO2eq. Diferente dos outros dois estados, o setor de geração de energia foi o principal emissões de gases-estufa, de acordo com o levantamento.

Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/11/emissoes-nacionais-de-gases-estufa-aumentaram-78-em-2013-diz-estudo.html



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001