web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 18, 2017

Jaú: Relatório revisa dados oficiais de poluição


MATHEUS ORLANDO

Com base em padrões da OMS, estudo coloca qualidade do ar de Jaú em situação menos tranquila

Chaminé de estabelecimento comercial em Jaú: fumaça invade imóveis próximos diariamente
BEATRIZ ZAMBONATO SANTOS

O ar de Jaú é bom, mas não tanto. Essa é uma das possíveis conclusões do relatório “Qualidade do Ar no Estado de São Paulo 2015 sob a Visão de Saúde”.

O estudo, feito pela organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) Instituto Saúde e Sustentabilidade, revisitou dados sobre poluição divulgados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Contudo, em vez de aplicar os padrões de qualidade do ar determinados pelo Estado e pelo Brasil, o relatório levou em consideração os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), os quais são mais rígidos.

De acordo com a pesquisa do instituto, Jaú é uma das cidades paulistas que apresentaram médias anuais acima do padrão recomendado pela OMS. Em 2015, a Cetesb coletou informações sobre partículas inaláveis (MP10) em 355 dias. Pelos padrões paulista e nacional de qualidade, o Município não ultrapassou os limites nenhuma vez. Pelos critérios da OMS, foram nove ultrapassagens. No mesmo ano, o Jaú teve média anual de 21 µg/m3 de partículas inaláveis, quando o limite da OMN é de 20.

Quanto aos níveis de ozônio, Jaú teve aferições em 354 dias do ano. Pelos padrões paulistas, foram 11 vezes em que a qualidade não estava regular. Pela OMS, 69 vezes.

Caso essas ultrapassagens se tornem mais frequentes, aumenta o risco de desenvolvimento de problemas respiratórios pela população. Também cresce a chance de morte prematura em pessoas com doença cardiopulmonar e em idosos.

Mortalidade

De acordo com a Oscip, poluentes atmosféricos foram a causa de 31 mortes precoces por dia no Estado em 2015, ou um total de 11,2 mil óbitos no período – mais que o dobro das mortes provocadas por acidentes de trânsito (7.867), cinco vezes mais que o câncer de mama (3.620) e quase 6,5 vezes mais que a aids (2.922). Permanecer duas horas no trânsito da capital equivale a fumar um cigarro.

Embora políticas públicas ambientais muitas vezes dependam de leis federais, a fundadora do Instituto Saúde e Sustentabilidade e autora do estudo, Evangelina Vormittag, acredita que as cidades podem adotar medidas para melhorar a qualidade do ar.

“Os municípios devem adotar medidas para redução da emissão de poluentes, como colocar nas ruas ônibus com matriz energética limpa e melhorar as condições de microclima na cidade, com mais áreas verdes e maior arborização urbana”, exemplifica a pesquisadora.


Fonte: http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1368165/relatorio-revisa-dados-oficiais-de-poluicao


Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001