web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Ago 24, 2017

Campinas, Paulínia e Americana superam poluição da Grande SP


Por EPTV, G1 Campinas e região

Estudos do Instituto Saúde e Sustentabilidade utilizaram dados levantados pela Cetesb para avaliar impactos na saúde; Piracicaba também está acima da Região Metropolitana de SP.

Pela primeira vez, o Instituto Saúde e Sustentabilidade fez um mapeamento dos impactos dos poluentes na saúde da população da região de Campinas com base em dados de estações da Cetesb levantados em 2015. Na região de Campinas, os resultados são preocupantes para Campinas, Paulínia e Americana. O mesmo ocorre em Piracicaba. Todas elas estão com poluição do ar acima do padrão estabelecido como aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e superam os índices da Região Metropolitana de São Paulo

O instituto que realizou o estudo calcula que, mantendo-se os níveis de poluição do ar no estado de São Paulo como hoje, até 2030 ocorrerão 250 mil mortes precoces e 1 milhão de internações hospitalares com gastos públicos de mais de R$ 1,5 bilhão (em valores de 2011). O levantamento leva em conta unidades de gases, partículas inaláveis e partículas inaláveis finas lançadas no ar e seus impactos na saúde.

Indústria e carros

 

Em Paulínia, onde está a refinaria Replan e diversas indústrias químicas, o que mais preocupa segundo o estudo é a poluição industrial, com situação considerada crítica. Ao logo do ano teve bairros da cidade que ficaram dois meses acima do limite indicado pela OMS.

Paulínia é uma das cidades com índices de poluição preocupantes (Foto: Reprodução/EPTV)
Paulínia é uma das cidades com índices de poluição preocupantes (Foto: Reprodução/EPTV)

Em Americana, os principais poluentes são emitidos no trânsito e pelo polo têxtil. Por 46 dias a população sofreu com o nível crítico da poluição do ar

Em Piracicaba os principais problemas são o trânsito e as queimadas, agravadas pelas plantações de cana na região. Foram mais de dois meses acima dos limites da OMS segundo o levantamento.

Em Campinas os veículos e a indústria são os maiores causadores de poluição no ar. Mesmo na região do Taquaral, onde existem muitas árvores, a situação ficou crítica por mais de três meses. Até frequentadores do parque do Taquaral reclamam da qualidade do ar e sentem os reflexos quando estão fazendo exercícios ao ar livre.

 

Doenças

 

A médica pneumologista Deborah Patrocínio alerta que nos dias mais secos a poluição afeta mais diretamente o sistema respiratório. “Quadros nasais, obstrução nasal, dor de garganta e a rouquidão, também, (são causados) pela exposição direta a esses materiais particulados e dos gases”.

Ela diz que a exposição direta a esses poluentes podem evoluir para renites e asmas. Para evitar que isso ocorra, ela aconselha a consumir água constantemente.

“O ideal é 300 ml de água a cada hora, um copo grande, e sempre fazer pausas nos horários de mais sol e muito calor, pois a poluição agride mais quando você tem exposição conjunta com o calor”.

A Cetesb disse que as cidades devem ter programas pra reduzir a poluição ao longo do tempo e que a companhia ambiental monitora e orienta quem está poluindo mais.

A Prefeitura de Paulínia afirmou que mantém fiscalização permanente na indústria e aplica multas quando necessário.

Americana informou que a cidade está entre três rodovias bastante movimentadas, a Anhanguera, Bandeirantes e a Luiz de Queiroz, e isso prejudica a qualidade do ar, mas que faz ações com foco na educação ambiental, além de fiscalizar empresas e indústrias.

Em Campinas, a administração municipal disse que faz várias ações para diminuir a poluição dos carros e que abriu licitação em abril desse ano para contratar uma empresa que vai fazer a análise dos poluentes na cidade. A partir disso vai traçar planos de combate.

Piracicaba disse que faz fiscalização há oito anos na frota da cidade e que o pelotão ambiental, ligado à Secretaria do Meio Ambiente faz o controle das queimadas e multa os responsáveis.

 

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/campinas-paulinia-americana-e-piracicaba-superam-indices-de-poluicao-da-grande-sp.ghtml



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001