web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Set 22, 2017

Inverno em Campinas foi o menos chuvoso em 30 anos segundo registros do Cepagri


Medição do centro da Unicamp também indicou temperatura bem acima da média em setembro.

Por Marcelo Andriotti, G1 Campinas e região

De acordo com o Cepagri, Campinas (SP) teve o inverno mais seco dos últimos 30 anos (Foto: Fernando Evans/G1)
De acordo com o Cepagri, Campinas (SP) teve o inverno mais seco dos últimos 30 anos
(Foto: Fernando Evans/G1)

O Cepagri (Centro de Pequisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp registrou o mês de inverno mais seco desde que começou a fazer sua medição em Campinas (SP), em 1988. Do início de julho até dia 21 de setembro, choveu apenas 34 milímetros na área de medição do centro. O pior inverno em matéria de chuva nos últimos anos na medição do Cepagri tinha ocorrido em 1994, com o registro de 49 milímetros.

A primavera começa nesta sexta-feira e a previsão é que no final de semana haja um aumento de umidade na região, dando um pouco de alívio para quem sofre com o tempo seco. Há possibilidade de chuvas no litoral de São Paulo, mas podem ocorrer algumas pancadas na região de Campinas. Isso pode voltar a ocorrer por volta da quinta-feira da próxima semana.

“Esse inverno com o menor quantidade de chuvas, apesar de ser o menor em 30 anos, é uma variabilidade natural. Neste ano não teve influência do El Niño e nem do El Niña”, disse o pesquisador do Cepagri Jurandir Zullo Júnior.

O pesquisador também destaca as temperaturas registradas no final do inverno. “As mínimas, registradas no início dos dias, ficaram abaixo da média. Já as temperaturas médias foram dentro do esperado em julho, um grau abaixo da média em agosto e três graus acima da média em setembro”, disse.

Agressivo

O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, disse que esse inverno foi “muito agressivo”.


“Além de seco demais, as temperaturas estavam muito altas para o período. Tivemos uma sequência acima do normal de dias seguidos em estado de atenção por conta da baixa umidade”, disse.


Mas Furtado comemora um bom resultado em relação às queimadas, mesmo com um inverno mais seco e quente. “Das 89 áreas estratégicas que monitoramos, que são de matas, apenas sete grandes incêndios foram registrados. É sinal que os moradores próximos dessas matas e frequentadores estão mais conscientes e evitando colocar fogo que pode perder o controle”, afirma.

Ele diz que o problema maior continua sendo os focos de incêndio em áreas urbanas, principalmente terrenos baldios com lixo, que comprometem ainda mais a qualidade do ar nas áreas urbanas. “Outra preocupação foi o grande número de balões soltos na região, que tiveram muitos registros neste ano”, disse.

Sidnei diz que houve um período de 60 dias de seca, interrompido por um pouco de chuva em agosto, e seguido de mais um mês de estiagem. Na quinta-feira (21) completaram mais 30 dias sem chuva. Agora a Defesa Ciivil está se preparando para o início da época das chuvas, que costumam vir mais fortes depois de um inverno muito seco.

Apesar de ser o inverno menos chuvoso, não foi considerado um dos piores para a Defesa Civil. “Em 1991 foi um dos piores para nós, pois tivemos um período de 72 dias seguidos sem chuva. Em 2014 o problema foi a falta de chuvas em maio, antes do início do inverno”, diz.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/inverno-em-campinas-foi-o-menos-chuvoso-em-30-anos-segundo-registros-do-cepagri.ghtml


Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001