web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 23, 2017

Por cada seis pessoas que morreram em 2015, uma perdeu a vida por causa da poluição


STR

Investigadores ligaram nove milhões de mortes no mundo em 2015 à poluição ambiental, dois terços delas à poluição do ar. Bangladesh e Somália registam os números mais elevados de vítimas. No extremo oposto estão a Suécia e o Brunei

Joana Azevedo Viana JOANA AZEVEDO VIANA

Um estudo publicado esta semana na revista "Lancet"liga nove milhões de mortes registadas em todo o mundo em 2015 à poluição ambiental, o correspondente a 16% do total de mortes nesse ano, dois terços delas ligadas à poluição do ar e quase todas ocorridas em países de baixo e médio rendimento.

A investigação de dois anos apurou que, nesses países, a poluição pode ser responsável por até um quarto do total de mortes anuais, com o Bangladesh e a Somália a registarem os piores níveis. Na ponta oposta estão a Suécia e o Brunei, os países com números mais reduzidos de mortes causadas direta ou indiretamente pela poluição em 2015.

Segundo os especialistas, a maioria destas mortes é causada por problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e cancro de pulmão, doenças que estão diretamente ligadas à poluição.

"A poluição é muito mais do que um desafio ambiental, é uma ameaça profunda e difusa que afeta muitos aspetos da saúde humana e do nosso bem-estar", refere um dos autores do estudo, Philip Landrigan, da Escola Icahn de Medicina do hospital Mount Sinai em Nova Iorque.

Em 2015, aponta o relatório, 6,5 milhões de mortes prematuras em todo o mundo foram de alguma forma causadas pela poluição do ar. O segundo fator de maior risco, a poluição da água, contribuiu para 1,8 milhões de mortes no mesmo ano, com a poluição no local de trabalho ligada a 800 mil mortes a nível global.

Do total, 92% ocorreram em nações pobres, com os maiores impactos sentidos em países em desenvolvimento que têm registado um rápido crescimento económico, como é o caso da Índia, que surge em quinto lugar na lista, e da China, em 16.º.

Entre os 188 países avaliados, o Reino Unido surge em 55.º. atrás dos Estados Unidos e da maioria dos países europeus, incluindo Portugal, a Alemanha, França, Espanha, Itália e Dinamarca.

"A poluição do ar está a atingir um nível de crise mundialmente e o Reino Unido está a sair-se pior do que muitos países da Europa Ocidental e que os EUA", refere Penny Woods, da Fundação Britânica do Pulmão. "Um fator que contribui para isto é a nossa dependência de veículos movidos a diesel, que libertam elevadas quantidades de partículas venenosas e gases [para a atmosfera]."

Os autores do estudo, que criaram um mapa interativo com os dados recolhidos, referem ainda que a poluição do ar está a afetar os mais pobres de uma forma desproporcional, até em países ricos.

"A poluição, a pobreza, a falta de saúde e as injustiças sociais estão profundamente interligadas", defende uma das investigadoras, Karti Sandilya, da Pure Earth. "A poluição ameaça os direitos humanos fundamentais como o direito à vida, à saúde, ao bem-estar e a trabalho seguro para além de pôr em risco a proteção de crianças e dos mais vulneráveis."

 

Fonte: http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-10-20-Por-cada-seis-pessoas-que-morreram-em-2015-uma-perdeu-a-vida-por-causa-da-poluicao



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001