web site hit counter

TROPOSFERA CONSULTORÍA AMBIENTAL

TroposferaTROPOSFERA oferece desde 2010 uma consultoría integral de médio ambiente

Para isso conta com uma equipa multidiciplinar de profissionais da consultoría ambiental com mais de 30 anos de experiência, tanto no setor público como no privado. Em nosso catálogo figuram, entre outros, os seguintes serviços:

Estudos ambientais

Responsabilidade ambiental ; Sistemas de qualidade ; Eficiência energética ; Médio natural; AAI's ; Agendas 21 ; SIG

Poluiçao Atmosférica

Mediciones de SO2, NOx, O3, COV's ... ; Modelado da dispersión (ISC, AERMOD, CALPUFF, CHIMERE...) ; Modelos Predictivos ; Meteorología; Cheiros ; Emissões ; Impressão de carbono

Aguas (+ info)

Residuos (+ info)

Dispone de más información en www.troposfera.es

+ Info
Troposfera.org - Medio Ambiente, contaminación atmosférica y calidad del aire.

Out 23, 2017

A era do petróleo está com dias contados


((Foto: Divulgação / Petrobras))

Depois de muitas guerras e poluição, novas tecnologias e pressão social por soluções mais sustentáveis diminuem a demanda pelo 'ouro negro'

Principal fonte de energia do mundo, o petróleo reina de forma soberana durante décadas, principalmente em razão de sua versatilidade. É do chamado “ouro negro” que derivam combustíveis fósseis como a gasolina, que abastece os carros, plásticos e produtos asfálticos, apenas para citar alguns exemplos. Todavia, o ‘boom’ das energias renováveis nos últimos anos, somado ao desenvolvimento de novas tecnologias e fatores como o aquecimento global ameaçam esse reinado longínquo, segundo especialistas ouvidos pelo CORREIO.

“Alguns países europeus já decidiram proibir veículos a gasolina ou diesel até 2040”, observa o economista José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Ele faz alusão a decisões anunciadas recentemente por Reino Unido, Alemanha e França, entre outros governos.

Veiga, que é autor de livros como Para entender o desenvolvimento sustentável  e A desgovernança mundial da sustentabilidade, entende que a pressão mundial pela chamada ‘descarbonização’ da economia reduzirá, cada vez mais, a demanda por petróleo. “Não haverá fim do petróleo porque a transição energética em curso permitirá que o usso desse combustível se torne obsoleto antes que as reservas se esgotem”, projeta.

Outro fator que deve ser considerado é que o consumo nos países industrializados registra queda nos últimos anos e o preço da commodity chegou a recordes negativos no ano passado, com o barril sendo negociado a US$ 30.

Baixa demanda

O professor titular do Departamento de Economia da FEA-USP, Ricardo Abramovay, autor do livro Muito Além da Economia Verde, concorda que a demanda pelo petróleo registra uma queda mais rápida do que se imaginava.

“Ainda que precisemos desta riqueza durante um tempo, o petróleo que vai abastecer as necessidades humanas virá de fontes muito baratas. As alternativas estão se desenvolvendo mais rapidamente do que em Copenhague [COP-15, em 2009] se poderia imaginar”, observa Abramovay, ao fazer menção à Conferência da ONU Sobre Mudanças Climáticas, realizada na Dinamarca.

Para o professor Paulo Wander, coordenador do mestrado acadêmico em Engenharia Mecânica da Unisinos, há de fato uma mudança em curso em todo o mundo, mas ela não ocorre na rapidez desejada. “A mudança dependerá da velocidade com que a sociedade conseguir substituir o uso do petróleo por outros produtos, com a criação de novas tecnologias”, afirma.

Na visão de Wander, o petróleo não terá apenas um substituto, mas vários. "No setor de energia temos a eólica (dos ventos) e a solar, nos transportes temos os carros elétricos, híbridos e os biocombustíveis. Há uma gama de produtos”, exemplifica o professor.

Carros elétricos

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas Energia revela que, no futuro, quando os automóveis forem elétricos e não emitirem gases poluentes, a preocupação com a poluição atmosférica nas grandes cidades será reduzida. Nessa cidade do futuro, a mobilidade será mais racional, com carros elétricos compartilhados funcionando lado a lado a bicicletas, ônibus elétricos, metrôs e veículos leves sobre trilhos.

De acordo com o Caderno FGV Energia Carros Elétricos, a frota mundial de elétricos e híbridos no ano passado era de 2 milhões de veículos para passageiros (exclui ônibus e motocicletas). A previsão é que até 2020 chegue a 13 milhões e, em 2030, a 140 milhões, ou 10% da frota total de carros. No Brasil, desde 2011 foram vendidos 5,9 mil carros elétricos e híbridos, dos quais 2.079 neste ano, quase o dobro de 2016. O número representa 0,3% das vendas totais.

A pesquisadora responsável pelo estudo, Tatiana Bruce, diz que a principal dificuldade para a disseminação de veículos elétricos no Brasil é o alto custo, principalmente da bateria, que corresponde a aproximadamente 50% do valor do carro. "Nos últimos anos o preço vem caindo, mas ainda é elevado", pondera.

Compromisso

De acordo com o consenso da comunidade científica e o IPCC (Painel da ONU sobre o Clima), o objetivo de limitar o aquecimento global passa pelo abandono dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, que são hoje as grandes matrizes energéticas do mundo. Em junho de 2015, às vésperas da COP21 em Paris, os líderes políticos do G-7, cúpula dos chefes de Estado e de governo de Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália anunciaram a intenção de banir os combustíveis fósseis de seus países até 2100.

Os objetivos fixados incluíam reduzir as emissões de 40% a 70% em 2050, com base no total emitido em 2010. “Isso deve beneficiar todos os países com uma trajetória de desenvolvimento resiliente, compatível com o objetivo geral de manter a alta da temperatura média no mundo abaixo de 2ºC”, afirmaram os líderes à época.

 

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-era-do-petroleo-esta-com-dias-contados/



Bitacoras.com del.icio.us digg stumbleupon buzzup BlinkList mixx myspace linkedin facebook reddit.com ma.gnolia.com newsvine.com furl.net google yahoo technorati.com




Troposfera.org Brasil declina qualquer responsabilidade sobre o conteúdo da informação extraída de outras fontes, as quais são sempre citadas. Assim mesmo, sua publicação não pretende refletir a postura ou opinião de Troposfera.org sobre o tema tratado.




© Troposfera.org. Desde 2014.
troposfera@troposfera-brasil.org · 00 55 21 99948-4879
Avenida Nossa Senhor de Copacabana, 308/510 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - CEP: 22.020-001